O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) abriu as inscrições para seu Programa de Jovens Profissionais. Entre os requisitos básicos para participar no programa estão ter até 32 anos de idade e possuir pelo menos dois anos de experiência profissional em uma ou mais das seguintes áreas: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, infraestrutura, meio ambiente e recursos naturais, financiamento de projetos, setor privado e administração de empresas.

Os participantes selecionados para o programa firmarão um contrato por 24 meses com o Banco e serão tratados como funcionário plenos que, a qualquer momento, podem ser convidados a ocupar um cargo permanente. O programa, lançado em 1970, é considerado um ponto de partida para uma carreira profissional no BID.

Processo de Seleção

Serão selecionados candidatos com experiência em áreas de especialização do Banco e convocados a entrevistas na sede do BID em Washington. O objetivo das entrevistas é identificar características, como o nível de conhecimentos técnicos evidenciados por seu êxito acadêmico, capacidade analítica, habilidade para trabalhar em equipe e comunicar-se claramente, e disponibilidade para servir em missões ou mudar-se para trabalhar em um escritório na América Latina e no Caribe.  Além disso, os pré-selecionados para viajar a Washington para as entrevistas talvez precisem produzir um estudo de caso e apresentar referências.

Antes da entrevista na sede, haverá um processo de seleção interno. Este processo de seleção inclui avaliação de currículos pelo Departamento de Recursos Humanos, uma avaliação técnica por uma equipe de especialistas do Banco e, em seguida, uma seleção pelo painel que conduzirá as entrevistas. O Banco irá cobrir as despesas da viagem a Washington.

O formulário de inscrição deve ser preenchido diretamente na página web do Programa Jovens Profissionais, e estará disponível até 1º de março de 2012.