Vagas topografia geodesiaO Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está em busca de bolsistas para suporte ao estudo de redes urbanas na Amazônia, no âmbito do Projeto UrbisAmazônia.

O principal objetivo deste projeto a ser conduzido pelo bolsista é estudar as relações entre os núcleos urbanizados e as mudanças de uso da terra no Estado do Pará. Dados de sensoriamento remoto em diferentes escalas, técnicas de processamento de imagens, dados de campo, e representações de dados em redes serão utilizados para classificar os diferentes núcleos urbanos e descrever as relações definidas entre as redes de infraestrutura e núcleos urbanizados e as mudanças de uso da terra.

Necessário ter formação em geografia, ecologia, engenharia ambiental, ciências humanas ou naturais, com experiência e/ou mestrado em sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas, além de conhecimento sobre redes de cidades e processos de ocupação na Amazônia. Disponibilidade para viagens e trabalho de campo completam o perfil requisitado. Características desejáveis incluem familiaridade no uso de softwares de geoprocessamento, pacote estatísticos R, experiência de campo e que trabalhe bem em equipe.  Requisitos mínimos: graduação e dois anos de experiência, ou mestrado concluído.

O local de atuação da bolsa CNPq DTI – B será em São José dos Campos (SP). O candidato aprovado deverá iniciar suas atividades em maio de 2012. O valor da bolsa é de 3 mil reais mensais, com duração prevista para dois anos.

Interessados devem entrar em contato com a Dra. Silvana Amaral através do email silvanamaralk@gmail.com, enviando até 20 de março de 2012 uma breve explanação de intenção profissional e trabalho recente, além de currículo atualizado da plataforma CNPq Lattes.