vagas geoinformaçãoO Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Consultor em geoprocessamento (pessoa física ou jurídica). Consultoria em geoprocessamento, pessoa física ou jurídica, para gerar base de dados na forma de Sistema de Informação Geográfica (SIG) das paisagens-alvo do projeto Rede de Restauração Ecológica do Corredor de Biodiversidade do Nordeste. O candidato deverá ter formação superior em Geografia, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, ou áreas afins. Possuir experiência comprovada em trabalhos com sistemas de informação geográfica no software ArcGIS e possuir excelente desempenho em redação técnico-científica, criatividade, responsabilidade, proatividade e trabalho em equipes multidisciplinares. Em caso de propostas de pessoa jurídica, deve ser enviada uma lista de projetos já executados por ela ou por sua equipe técnica.
Atribuições e Responsabilidades: Mapear as situações ambientais (tipos de uso do solo atual) das paisagens-alvo do projeto através de imagens de satélite e checagens de campo. Quantificar a área destas situações ambientais; Elaborar mapas temáticos (ex.: hidrografia, vegetação, uso de solo, relevo, geomorfologia, municípios e sedes municipais, macro e micro regiões, estradas, etc.); Elaborar um sistema de informação geográfica; Participar de reuniões periódicas de planejamento e avaliação do projeto; Participar de reuniões ou seminários para apresentação dos resultados e produtos gerados.
Empresa: Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste – Cepan
Local: Recife (PE)
Contato: Enviar currículo até 21 de maio para rh@cepan.org.br. Durante a seleção, será realizada uma entrevista presencial com os candidatos em Recife.

Cargo: Coordenador de Inventário GIS. O profissional será responsável pelo gerenciamento e garantia da qualidade da informação do inventário florestal. Isso inclui a criação e a gestão da história da silvicultura, assegurando precisão espacial; manutenção dos exames das camadas espaciais, que devem refletir as informações atuais; atualização do inventário de aquisições, vendas e pós-colheita. As principais atividades incluem reconhecer e compreender a matagem/amostragem; fazer uso da portabilidade da informação sobre o campo através da tecnologia e do uso de ferramentas; fazer uso de ArcGIS, GPS e outras tecnologias espaciais; tabular as atualizações e fazer a edição espacial através do ArcGIS; fazer a limpeza, manutenção e melhorias nas camadas espaciais GIS, entre outras. A empresa busca um profissional com graduação em Engenharia Florestal ou pelo menos 5 anos de experiência na área, em inventário florestal; habilidades em administração incluindo gestão de pessoas; compreensão das práticas atuais de manejo florestal; habilidades e conhecimentos na área  de biometria e estatística; capacidade de liderar uma equipe diversificada de pessoas; boa comunicação oral e escrita; capacidade de efetivamente planejar e executar vários projetos simultaneamente, entre outras.
Empresa: Weyerhaeuser Solutions Brazil
Local: Tucuruí, estado do Pará
Contato: Enviar currículo através do site https://weyerhaeuser.taleo.net/careersection/10000/jobdetail.ftl?lang=en&job=125623

Cargo: Topógrafo. Perfil: Habilitações mínimas ao nível do 12º ano; Experiência anterior em levantamento topográfico; Conhecimentos básicos de inglês (escrito e falado); Carta de condução; Disponibilidade imediata; Disponibilidade para deslocações no país e estrangeiro; Responsável, dinâmico e assíduo. Valoriza-se candidatos que possuam equipamento de levantamentos topográficos.
Empresa: Empresa do mercado de energias renováveis
Local: Aveiro (Portugal)
Contato: energiarecruta@gmail.com

Cargo: Engenheiro Agrimensor ou Cartógrafo. Experiência em operação de Estação Total; Conhecimento em Levantamentos Planialtimétricos Cadastrais e Georreferenciamento; Elaboração de Laudos e Avaliação de glebas, terrenos, benfeitorias, etc; Dominio de Autocad e aplicativos relativos à área. A contratação é por tempo indeterminado, como assistente técnico especializado, salário de R$ 6.763,00, vale alimentação de R$ 377,00 e Unimed (plano básico).
Empresa: UNESP
Local: São Paulo (SP)
Contato: arletemeneguette@fct.unesp.br

Cargo: Vaga para Desenvolvimento de Software na Divisão de Sensoriamento Remoto.  Necessário ter formação em Engenharia Eletrônica, Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Análise de Sistemas ou áreas correlacionadas. Conhecimentos necessários: lógica, matrizes, inglês e linguagem C/C++. Conhecimento diferencial em Linux e linguagem Java.  Contrato CLT.  Benefícios: convênio médico e odontológico, vale-refeição, transporte, PLR.
Empresa: Orbisat
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Enviar currículo para rafael@orbisat.com.br

Cargos: Área de geoprocessamento. Os candidatos deverão ter noções de cartografia e geoprocessamento.
1) Desenvolvedor WebGIS com experiência em ASP.NET, C#, SQLServer 2008 e API Google Maps (sigla DESGIS);
2) Estagiário para desenvolvimento Web com experiência em ASP.NET e API Google Maps (sigla ESTGIS);
3) DBA com experiência em sistemas Web e banco de dados SQLServer 2008 (sigla DBAGIS).
Empresa: Empresa de geotecnologias
Local: Curitiba (PR)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para gwsgeo@yahoo.com.br informando no assunto do email as devidas siglas.

Cargo: Técnico em Geoprocessamento. Necessário ter curso superior completo em geografia ou sistemas de informação, conhecimentos em ferramentas de geoprocessamento (MapInfo e Chronomap), e residir em São Paulo, nazona sul ou ter fácil acesso à mesma. Regime de contratação: CLT (efetivo). Vaga para início imediato.
Empresa: Posigraf
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para ehoffmann@positivo.com.br

Cargo: Engenheiro de Geoprocessamento. O profissional deve ter formação em Engenharia Cartográfica e/ou Agrimensura, familiaridade com sistemas de informações geográficas, levantamentos topográficos e geodésicos; experiência em certificação de imóveis rurais (Incra, lei 10.267,02/2010 e em fiscalização de equipes de campo e cumprimento de contratos de empresas terceirizadas; conhecimento dos softwares ArcMap 10; Datageosis (ou Topograph ou TopoEvn); Mobile Mapper Office; GNSS Solutions; e Track Maker. Desejável conhecimento dos softwares Erdas Imagine 2011, AutoCAD e levantamentos topográficos de florestas plantadas (eucalipto). As responsabilidades desse cargo são: planejamento e fiscalização de atividades de levantamentos topográficos e geodésicos; processamento de dados topográficos e geodésicos de GPS e estação total; edição de shapefiles em software ArcView para atualização de base cartográfica e banco de dados; e serviços cartográficos ou de agrimensura, ligados ao geoprocessamento. Benefícios incluem plano de saúde; cesta básica; subsídio de aluguel, energia e água; ajuda de custos de férias; participação nos resultados; auxílio mudança para o local de trabalho; subsídio mensalidade escolar de dependentes.
Empresa: Jari Celulose Papel e Embalagens
Local: Monte Dourado, estado do Pará
Contato: Enviar currículo para lfmiranda@jari.com.br, aos cuidados de Miranda

Cargo: Inspetor Dimensional Nível II – Modalidade Topografia Industrial. Necessário ter experiência na função de no mínimo 2 anos, e cursos CBSP e todos os outros inerentes a função. A escala de trabalho é na forma 14×14.
Empresa: Não informada
Local: Balsa de Lançamento de Dutos de grande porte
Contato: Enviar currículo, certificação e qualificações para alexsandra.batista@hroil.com.br , informando no assunto: “Inspetor Dimensional Nível II – Modalidade Topografia Industrial”

Cargo: Coordenador de Informática e Automação. Para se candidatar, é necessário ter superior completo preferencialmente em análise de sistema, engenharia mecatrônica ou áreas afins. Conhecimentos específicos requisitados incluem estrutura e serviço de help desk, hardware, software e vivência em implantação e automação de equipamentos de campo (tratores, caminhões, colhedoras e outras) com GPS. Desejável conhecimento em logística automatizada. O salário é a combinar, e os benefícios incluem convênio medico e odontológico, alimentação, transporte, participação em resultados, seguro de vida e outros. Imprescindível residir na região de Presidente Prudente. Vaga para início imediato.
Empresa: Empresa sucroalcooleira multinacional
Local: Presidente Prudente (SP)
Contato: Enviar currículo para vaga@rmgp.com.br

Cargo: Analista Programador. Esta vaga pode ser preenchida por um programador de carreira ou com superior em ciência da computação, sistemas da Informação ou áreas afins. A empresa busca um profissional com experiência mínima de dois anos como programador C# com Visual Studio .NET, para atuar com instalação e manutenção de sites. Necessário conhecimento da arquitetura COM e de configuração de IIS. Os requisitos necessários para a posição incluem conhecimento de lógica de programação, domínio de linguagens de programação e de script, em especial C# e ASP.Net. XML e desejável conhecimento com RIA (Silverlight ou Flex). Linguagem SQL, conhecimento em softwares gerenciadores de banco de dados relacionais, tais como: MS SQL Server, PostGre, Oracle e inglês técnico completam o perfil desejado pela empresa.
Empresa: Senografia
Local: Curitiba (PR)
Contato: Enviar currículo e pretensão salarial para curriculo@senografia.com.br.

Concursos e Processos Seletivos

Cargo:Uma vaga para Extensionista Rural – Área Ambiental – (Geografia, com registro no CREA mais Carteira Nacional de Habilitação – categoria “B”); oito vagas para geógrafo – (Geografia, com registro no CREA); sete vagas para Inspetor de Recursos Naturais –  geografia (Geografia bacharel ou licenciado); 23 vagas para Inspetor de Recursos Naturais (Curso Superior em Antropologia, Arqueologia, Biologia, Climatologia, Metereologia, Geologia, Geografia (bacharel ou licenciado), História, Paleontologia, Química Industrial, Sociologia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharias: Agronômica, Agrícola, Agrimensura, Ambiental, Cartográfica, de Minas, de Pesca, Florestal, Química e Sanitária).
Instituição: Instituto Natureza do Tocantins – NATURATINS e  Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins – RURALTINS
Local: Palmas (TO)
Contato: Inscrições de 15 de maio a 4 de junho em www.aocp.com.br. Edital: http://diariooficial.to.gov.br/ download/1982/

Cargo: Professor adjunto na área de cartografia. Esta vaga é para regime de dedicação exclusiva, com 40 horas. É necessário ter graduação em geografia, e doutorado em geografia, sensoriamento remoto ou engenharias.
Instituição: Universidade Federal Fluminense (UFF)
Local: Campus dos Goytacazes
Contato: Inscrições até 31 de maio  em https://sistemas.uff.br/cpd/processoSeletivo/listarTodos.cppd

Cargo: Professor Titular no Instituto de Geociências (IGC), vaga ára profissional com doutorado em Geografia. O Departamento de Geografia, responsável pela seleção, esclareceu por meio de edital de abertura, que os candidatos devem comprovar produção intelectual na área de Geografia Humana e ter disponibilidade para atuar por 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva, com direito a remuneração de R$ 11.755,05. A previsão é de que os inscritos sejam avaliados por meio de prova de títulos, arguição de memorial e apresentação de seminário entre 90 e 120 dias a partir do término das inscrições.
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Para participar do concurso 705/2011, deve-se comparecer à Secretaria Geral do IGC, das 9h às 11h e das 14h às 16h até 24 de maio de 2012, portando o requerimento preenchido; cópias do RG; prova de quitação com a justiça eleitoral e com o serviço militar; sete exemplares do Curriculum Vitae; sete cópias do Memorial e um exemplar da Tese, além do comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 293,88. Local de inscrição: Avenida Antônio Carlos, nº. 6.627, Pampulha, Belo Horizonte – MG. CEP 30.270-901. Telefone (31) 3409-5420.

Cargo: Concurso público para provimento de cargos efetivos neste Ministério, através da portaria Nº 270, divulgada no Diário Oficial da União em 26 de abril. Foi estabelecida a realização de concurso público no âmbito das unidades de pesquisa para o provimento de 69 cargos de pesquisador da carreira de pesquisa em ciência e tecnologia, 75 cargos de tecnologista e 192 de técnico, da carreira de desenvolvimento tecnológico, 60 cargos de analista em C&T e 106 cargos de assistente em C&T, da carreira de gestão, planejamento e infraestrutura em ciência e tecnologia. Também foi divulgada a distribuição das vagas de acordo com os órgãos e/ou unidades de pesquisa. Ao todo são 13 instituições. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) são as instituições com mais representatividade, com 107, 93 e 45 vagas respectivamente.
Instituição: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Local: Vários
Contato: Mais informações sobre este concurso em breve

Cargo: Professor de Geografia Política. Titulação minima exigida: Graduação: Graduação em Geografia e Pós-Graduação: Doutorado em Geografia, Ciências Políticas, Economia, História ou Sociologia.
Instituição: Universidade Federal do Espirito Santo (UFES)
Local: Vitória (ES)
Contato: Inscrições de 17 de maio a 15 de junho. Mais informações no Departamento de Geografia da UFES (27) 33 35- 7633)

Cargo: Vagas para professor de ensino superior do quadro de pessoal permanente. Uma vaga para área de Geografia Física/Climatologia Geográfica; e uma para Geologia.
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC
Local: Florianópolis (SC)
Contato: Inscrições até 16 de maio na Avenida Madre Benvenuta, 2007 – Itacorubi. CEP: 88035-001 – Florianópolis (SC). Fone: (48) 3321-8500. Edital: http://www.udesc.br/arquivos/id_submenu/442/edital_concurso_publico_01_2011_final_1.pdf

Cargo: Professor Adjunto. Vaga para Geografia Humana (com ênfase em Ensino da Geografia). Requisitos Mínimos: título de doutor em Geografia ou Educação, bem como graduação plena em Geografia. Vencimento Básico: R$ 5.497,00 (sem DE). Período de Provas: de 12-13-14-15 de junho de 2012.
Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: A inscrição será realizada até 11 de maio na secretaria do Instituto de Geografia, Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro, das 09h00min às 18h00min horas, telefone (21) 2334-0036.

Cargo: Vagas nos cargos da carreira do Magistério Superior. Uma vaga para professor adjunto em Geografia Humana; uma vaga para professor adjunto em Climatologia Geográfica.
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
Local: Cuiabá (MT)
Contato: Edital e inscrições (até 20 de maio) em www.ufmt.br/ufmt/site/concurso/docente/cuiaba

Cargo: Professor adjunto. Vagas na área de geo: Uma vaga para área de para Agrimensura, uma para Climatologia, uma para Arqueologia Amazônica; uma para Arqueologia Brasileira; uma para Hidrologia e Climatologia, uma para Topografia aplicada; uma para Estratigrafia e Geologia Estrutural; uma para Geofísica Geral; uma para Geoquímica Inorgânica e Orgânica e Geoquímica Geral; uma para Matemática Aplicada a Geociências; uma para Métodos de Campo em Geofísica; uma para Sensoriamento Remoto; entre outras.
Instituição: Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
Local: Santarém (PA)
Contato: Inscrições em www.ufopa.edu.br até 13 de maio. Edital: http://www.ufopa.edu.br/pdf/concurso/2012/Edital%20Concurso%20Docente%202012-04-19.pdf

Cargo: Uma vaga para professor adjunto na área de Geotecnia; uma para Gemorfologia/Pedologia; uma para Mineralogia/Petrologia.
Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Local: Ouro Preto (MG)
Contato: Inscrições em www.concurso.ufop.br até 17 de maio.


Cargo: 149 vagas para Analista de Infraestrutura. Os requisitos são diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer das modalidades profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia ou Geografia, e registro no respectivo conselho de classe. As vagas estão distribuídas em 7 áreas, sendo: Civil, Desenvolvimento Urbano, Energia, Geologia/Geotecnia, Recursos Hídricos/Saneamento, Telecomunicações/Eletrônica, e Transportes. As provas serão realizadas nas 26 capitais estaduais e no Distrito Federal. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma área e por uma cidade de realização de provas. A remuneração inicial da carreira é de até 9.980 reais.
Instituição: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Local: Todos estados e Brasília (DF)
Contato: Inscrições até 11 de maio em www.cespe.unb.br/concursos/mp2012


Cargos:
1) Uma vaga para técnico especializado em sistemas agroflorestais;
2) Uma para técnico especializado para elaborar proposta de subsídios à implantação de Centro de Formação Indígena na Região Pantanal/Cerrado do Projeto GATI;
3) Uma vaga para técnico especializado para elaborar proposta de subsídios à implantação de Centro de Formação Indígena na Região de Mata Atlântica Sul-Sudeste do Projeto GATI.
Instituição: FUNAI
Local: Vários
Contato: Enviar carta de solicitação de participação e currículo até 11 de maio para bra09g32@funai.gov.br, com o assunto: Edital nº 2012/001 – PNUD BRA 09/G32, para a segunda vaga o assunto é Edital nº 2012/002 – PNUD BRA 09/G32, e para a terceira Edital nº 2012/003 – PNUD BRA 09/G32.

Cargo: Professor de Ensino Superior: uma vaga para Geografia Física, uma para Geotecnologia; uma para Climatologia, uma para Biogeografia e Conservação da Natureza, uma para Ensino de Geografia, uma para Geografia Econômica e uma para Geografia Política.
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Local: Francisco Beltrão (PR) e Marechal Cândido Rondon (PR)
Contato: Inscrições até 18 de maio em www.unioeste.br/concurso

Cargo: Uma vaga para Livre-Docente ou Doutor em Geografia. Graduado em Geografia. Uma vaga para Livre-Docente ou Doutor em Oceanografia, Geociências ou em áreas afins. Graduado em Oceanografia, Geologia ou em áreas afins. Uma vaga para Livre-Docente ou Doutor em Sensoriamento Remoto ou Geociências. Graduado em Geologia.
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Local: Recife (PE)
Contato: Inscrições até 11 de maio em www.ufpe.br/proacad. Edital: http://www.ufpe.br/proacad/images/Editais_concursos/edital12/edital_12.pdf

Estágios

Cargo: Estágio em Geoprocessamento. Atuação em atividades do Instituto com enfoque no projeto Assentamentos Sustentáveis na Amazônia, que será desenvolvido nas regiões da Transamazônica, BR 163 e Baixo Amazonas, no oeste do Pará. Requisitos: Estudante de graduação nos cursos das Ciências Florestais, Agrárias ou Geografia;    Conhecimento básico de Sistemas de Informação Geográfica e Sensoriamento Remoto; Conhecimentos em Softwares como ArcGIS, ENVI, e GPS TrackMaker; Conhecimento na área de informática, Word, Excel, Access e Internet. O estagiário vai apoiar as atividades de geoprocessamento do projeto: Download e organização de banco de dados georreferenciados (MODIS, LandSat, dentre outros) associados ao projeto; Georreferenciamento e classificação de imagens de satélite das áreas de estudo; Confecção de mapas temáticos; Confecção de relatórios analíticos sobre a dinâmica de desmatamento, entre outros.
Empresa: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Local: Brasília (DF)
Contato: Enviar até 20 de maio carta de intenção (máximo 2 páginas), descrevendo experiência profissional e pretensões salariais; curriculo resumido (máximo 03 páginas); carta de recomendação profissional, contendo nome, cargo, instituição, telefone e e-mail da pessoa que está fazendo a recomendação, para curriculo@ipam.org.br e ane.intini@ipam.org.br, com o assunto “Estágio em Geoprocessamento – Projeto Assentamentos Sustentáveis na Amazônia”.

Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para editorial@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople. Clique aqui e confira.