Mercado Disponível o maior resumo de vagas da área da geoinformação!O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Vagas disponíveis para técnicos em agrimensura/topografia. Os candidatos devem ter curso técnico em agrimensura ou topografia e experiência na função. O profissional selecionado irá prestar suporte a clientes da empresa, e realizar treinamentos referentes aos equipamentos comercializados pela empresa.
Empresa: CPE Tecnologia
Local: Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.
Contato: Enviar currículo para Leonardo, através do email pessoal@cpetecnologia.com.br, ou entrar em contato pelo telefone (31) 3025-4001.

Cargos:
1) Analista em Sensoriamento Remoto. Duas vagas estão disponíveis. O profissional deve ter ensino superior completo em engenharia ou áreas correlatas. Necessário conhecimento consolidado e experiência comprovada em sensoriamento remoto e geoprocessamento. Forma de contratação: Consultoria especializada para um período de 3 meses, com possibilidade de efetivação após este período.
2) Estagio em Sensoriamento Remoto. Duas vagas de estágio estão disponíveis. O candidato deve estar cursando ensino superior em engenharia ou áreas correlatas (preferencialmente 3º e 4º ano). Conhecimento e experiência comprovada em sensoriamento remoto e geoprocessamento serão considerados diferenciais.
Empresa: Santiago & Cintra Consultoria
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo para vinicius.rissoli@sccon.com.br.

Cargo: Duas vagas para técnicos para trabalhos em vetorização e interpretação sobre imagens de satélite. O profissional trabalhará na vetorização de quadras, eixo de logradouro, vegetação, hidrografia e outros temas. Para este trabalho, será utilizado como base de informação imagens de satélite WorldView 2.
Empresa: Fotogeo
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: David Barroso: david@fotogeo.com.br e/ou (12) 3923-4550

Cargo: Coordenador de Meio Ambiente. Principais atribuições e responsabilidades: Coordenação da equipe de meio ambiente local; Gestão dos programas ambientais;  Responsável pelo contato com o poder municipal e instituições locais, entre outras. Perfil: Graduado em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Biologia, Geografia e outras áreas afins;  Desejável pós-graduação em Gestão de Projetos ou certificação PMI ou pós-graduação em SMS; Profissional com habilidade para trabalhar em equipe, liderança, bom relacionamento interpessoal, capacidade para gerenciamento de rotina, alta grau de comprometimento, alta capacidade de resiliência, facilidade de falar em público.
Empresa: Renova Energia
Local: Caetité – Bahia
Contato: Acesso ao processo seletivo pelo site www.vagas.com.br

Cargo:  Analista SIG. Necessário: formação em Engenharia Cartográfica (ou Agrimensura), outras engenharias (Computação, Florestal, etc) com cursos de especialização em geoprocessamento ou experiência comprovada; conhecimentos em ferramentas ESRI e softwares livres para geoprocessamento; conhecimentos em linguagem de programação, desenvolvimento GIS e banco de dados; inglês intermediário.
Empresa: Frigg Florestal S.A
Local: Campo Grande (MS)
Contato: Enviar currículo para Giseli de Oliveira pelo email gdo@frigg.com.br

Cargo: Analista de Negócios GIS. Necessário superior completo em análise de sistemas, ciências da computação, áreas correlatas ou ciências da terra. Experiência profissional: imprescindível atuação na área comercial como pré-vendas, apoiando o desenvolvimento de novos negócios e atendendo as necessidades apontadas pelo departamento;  conhecimento sobre características, processos, produtos, serviços e mercado das áreas de negócios Esri. Principais Atividades: estruturar a abordagem da solução, identificando a real necessidade do negócio do cliente, analisando as lacunas (gaps) existentes, avaliando os requisitos e alternativas de desenvolvimento, garantindo que os recursos necessários estejam organizados; avaliar as soluções propostas, determinando aderência aos requisitos das partes interessadas e da solução e documentando as informações relevantes, validando a melhor alternativa junto aos clientes; negociar solicitações de mudança (change requests) junto ao cliente, parceiros e equipe, sempre que necessário; desenvolver visão para solução técnica, realizando dimensionamento básico de arquitetura de solução e entendendo o negócio do cliente; elaborar propostas técnicas aos clientes, efetuando levantamento de requisitos e definindo casos que envolvam o desenvolvimento de funcionalidades; preparar e conduzir apresentações de soluções com tecnologia Esri em eventos, demonstrando como o SIG traz valor aos negócios para tratar os desafios de negócios críticos enfrentados pelos clientes; efetuar levantamento de requisitos para elaborar proposta de estruturação de bancos de dados; apoiar clientes da Esri com perícia do produto e auxiliar nas melhores práticas.
Empresa: Imagem – Soluções de Inteligência Geográfica
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Enviar currículo para veuzebio@img.com.br

Cargo: Analista de Sistemas GIS. Formação superior completa em cursos voltados a Tecnologia da Informação; experiência mínima de 3 anos em análise e desenvolvimento de sistemas corporativos, web e cliente-servidor (desktop); experiência em Design Patterns, UML, Processos de Desenvolvimentos de Software e Mapeamento de Processos; sólidos conhecimentos em banco de dados Oracle e SQL Server. Desejável conhecimento em Java, dotNet, Adobe Flex e Microsoft Silverlight. Necessário experiência em desenvolvimento GIS – Esri ou Google/Bing Maps ou Geoserver; inglês Técnico. Disponibilidade para viagens ocasionais.
Empresa: Geoambiente
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Enviar currículo para trabalhenageo@geoambiente.com.br, informando o cargo de interesse e pretensões salariais.

Cargo: Analista de Geoprocessamento. Necessário experiência em processamento de imagens, georreferenciamento, ortorretificação, mosaicagem, equalização, produção de mapas, digitalização, edição,criação de layouts, banco de dados. Contratação CLT. Benefícios: VT, VR, plano de saúde e odontológico.
Empresa: Gisplan
Local: Rio de Janeiro  (RJ)
Contato: Enviar currículo para rh@gisplan.com.br, mencionando no assunto “CV Analista de Geoprocessamento”.

Cargo: Gerente de Programa de Operações, Geooperações. Área: Geocomercial. Necessário ser fluente em português, inglês e espanhol.
Empresa: Google
Local: São Paulo (SP).
Contato: Mais informações em http://www.google.com/about/jobs/locations/sao-paulo/ops-support/program/operations-program-manager-geo-operations-sao-paulo.html

Cargo: Especialista em Geoprocessamento, com atuação junto ao Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade. Os requisitos para esta vaga são: conhecimento e experiência em diversos programas de SIG; conhecimento e experiência com processamento digital de imagens de sensores remotos; boa comunicação oral e escrita; disponibilidade para viagens esporádicas; capacidade de desenvolvimento autônomo; paixão por desafios. Domínio de técnicas matemáticas e estatísticas e em linguagem de programação; disponibilidade para viagens nacionais e internacionais esporádicas; e domínio dos idiomas inglês e espanhol completam o perfil desejado. O profissional selecionado irá desenvolver as seguintes atividades: preparação de mapas temáticos e base de dados em vários ambientes SIG; modelagem e gerenciamento de banco de dados geográficos; implantação de rotinas automatizadas de cartografia digital e geoprocessamento; análise espacial avançada; modelagem de simulação; levantamento de dados de campo; processamento de imagens; e preparação de relatórios e elaboração de projetos.
Empresa: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Enviar currículo (formato pdf ou txt) e pretensão salarial para desenvolvedor.bh@gmail.com

Cargo: Analista Desenvolvedor Java. Necessário ter formação superior completo em Engenharia ou Ciência da Computação. Perfil: Domínio da linguagem Java (J2SE e J2EE); Experiência com Spring MVC, Spring, Hibernate, JBoss; Experiência com Scrum; Desejável experiência com SIG (Sistema de Informação Geográfica) e banco de dados PostgreSQL/PostGIS. Desejável certificação Java (SCJP, SCWCD, SCBCD, SCEA).
Empresa: Santiago & Cintra Consultoria
Local: São Paulo (SP) – Campo Belo
Contato: Enviar o currículo atualizado e pretensão salarial para murilo.oliveira@sccon.com.br

Cargo: Analista Desenvolvedor. Especialista em javascript. Domínio em Banco de Dados Oracle PL/SQL; Conhecimento avançado em CSS; Experiência comprovada em projeto GIS (Mapinfo, Quantum Gis, ESRI, Oracle Locator, PostGis e similares). Desejável conhecimento em API Google Maps/Earth e conhecimento em Oracle Application Express (Apex).
Contratação PJ – Projeto de 6 meses com possibilidades de prorrogação.
Empresa: Emphasys IT Solutions
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo com pretensão PJ para stomasi@emphasys.com.br

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Professor substituto por tempo determinado. A vaga é para o curso de Geologia, nas áreas de geofísica e geoprocessamento/sensoriamento remoto.
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Local: Florianópolis (SC)
Contato: Inscrições até 22 de junho. Mais informações estão disponíveis no Edital: http://segesp.ufsc.br/files/2012/06/Edital_013SEGESP2012.pdf

Cargo: Concurso público, para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de nível médio e de nível superior. Dentre as vagas disponíveis estão 22 para técnico em agronomia; 33 para engenheiro agrônomo; quatro para geógrafo; quatro para geólogo, dentre muitas outras vagas para engenheiro civil, ambiental e outros, para atuação em Brasília (DF) e também em várias outras cidades, tais como Palmas, Goiânia e Ilhéus.
Instituição: Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A
Local: Vários
Contato: Inscrições de 12 de junho a 13 de julho. Mais informações e inscrições em www.femperj.org.br e diretamente no site da Valec: www.valec.gov.br

Cargos:
1) Seleção de técnicos e tecnologistas. O edital do concurso público para preencher 22 vagas em cargos de nível superior (tecnologistas) e 40 vagas em cargos de nível médio (técnicos) no Inpe foi publicado no Diário Oficial da União em 1º de junho.
2) Pesquisador. O Inpe também lançou edital de concurso público para contratação de 17 pesquisadores. Para concorrer às vagas da carreira de Pesquisa, os interessados devem realizar as inscrições no período de 2 a 31 de julho nas unidades do Inpe de São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Natal e Belém, independentemente do local onde o candidato realizará as provas.
3) Analista. Ainda há 28 vagas para o cargo de analista (nível superior) destinadas ao Inpe no âmbito do edital lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Local: Vagas para São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Cuiabá e Alcântara
Contato: Inscrições devem ser feitas entre 5 de julho a 9 de agosto, exceto sábados, domingos e feriados, nas unidades do Inpe a que se destinam as vagas. Os endereços estão no edital, assim como cronograma, descrição completa das vagas, remuneração, requisitos para concorrer aos cargos, conteúdo programático e todas as normas e procedimentos do concurso. As inscrições do concurso da carreira de Gestão devem ser feitas entre os dias 26 de junho e 16 de julho, apenas pela internet, no endereço www.cespe.unb.br/concursos/MCTI_12Todas as informações necessárias sobre concurso público no Inpe estão disponíveis nos editais: http://www.inpe.br/gestao/anuncios_oportunidades/concurso/2012/index.php

Cargo: Vagas para professores de geografia.
Instituição: Prefeitura Municipal de Pedreiras – MA
Local: Pedreiras (MA)
Contato: Inscrições até julho de 2012 em www.igracaaranha.com.br

Cargos:
1) Pesquisador III na área de Geodésia, junto ao Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.
2) Pesquisador II para o departamento de Geografia da Unesp.
Instituição: Unesp
Local: Presidente Prudente (SP)
Contato: Inscrições presenciais até 3 de agosto para Pesquisador II e 25 de junho para Pesquisador II . Edital: http://www2.fct.unesp.br/rh/concursos/pesquisador/INSCRICOES%20ABERTAS/Departamento%20de%20Cartografia/Pesquisador%20III%20-%20Geod%e9sia/

Oportunidades

Bolsa: Processo de seleção de Bolsista Tutor, modalidade DTE – Desenvolvimento Tecnológico Educacional e de Extensão, para atuar no Curso de Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software livre para código aberto, do Projeto Água: Conhecimento para Gestão, do PTI Educação em parceria com a Agência Nacional de Águas. Atividade: Desenvolver uma proposta metodológica de tutoria por meio da atuação no curso de Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software livre para código aberto visando a implementação em outros cursos do mesmo tema. Requisitos: nível superior completo em Engenharia Ambiental e/ou Agronomia e/ou Tecnologia em Gestão Ambiental com desejável especialização em geoprocessamento; ou nível superior completo em Geografia e/ou Engenharia Cartográfica e/ou Engenharia de Agrimensura com especialização em recursos hídricos; experiência nos softwares de geoprocessamento gvSIG e Quantum GIS. Desejável experiência em docência; disponibilidade de horários flexíveis para realizar as atividades a serem desenvolvidas no âmbito do projeto; e conhecimento de nível usuário em informática (processadores de texto, planilhas eletrônicas e internet).
Instituição: Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI-BR)
Local: Foz do Iguaçu
Contato: Para mais informações e participar do processo de seleção de bolsista é necessário acessar o site: http://www.pti.org.br/oportunidades/editais/edital-0392012. O prazo para submissão de documentos para inscrição é 1º de julho.

Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para editorial@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.