saneamento-gisA Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI-BR) informa que estão abertas as inscrições para processo de seleção de Bolsista Tutor, para atuar no Curso de Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software livre para código aberto, do Projeto Água: Conhecimento para Gestão, do PTI Educação em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA).

Projeto Água

Este projeto visa desenvolver ações de capacitação, comunicação, difusão e mobilização social relacionados ao tema Recursos Hídricos, para 300 mil beneficiários de entidades integrantes do Sistema Nacional e Estaduais de Recursos Hídricos do Brasil; e contribuir para a formação dos atuais e futuros gestores públicos e privados dos demais países da América Latina na gestão dos recursos hídricos e na formulação de ações de carácter educativo orientados para a participação da sociedade na gestão de recursos hídricos.

O curso de Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software livre para código aberto com carga horária de 40 horas, dividido em quatro unidades, é voltado para membros dos comitês de bacias e agentes gestores. Tem como objetivo capacitar os alunos para analisar os dados geográficos para gestão territorial de recursos hídricos através de software livre, enfatizando o uso de ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, a partir de uma visão geral de suas aplicações.

Requisitos

O bolsista irá desenvolver uma proposta metodológica de tutoria por meio da atuação no curso de Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software livre para código aberto, visando a implementação em outros cursos do mesmo tema.

Para participar, é necessário ter nível superior completo em engenharia ambiental e/ou agronomia e/ou tecnologia em gestão ambiental, com desejável especialização em geoprocessamento; ou nível superior completo em geografia e/ou engenharia cartográfica e/ou engenharia de agrimensura com especialização em recursos hídricos. Também é exigido experiência nos softwares de geoprocessamento gvSIG e Quantum GIS.  Desejável experiência em docência; · disponibilidade de horários flexíveis para realizar as atividades a serem desenvolvidas nov âmbito do projeto; e conhecimento de nível usuário em informática (processadores de texto, planilhas eletrônicas e internet).

Como participar

As inscrições vão somente até 1º de julho. Para mais informações sobre como participar, acesse este link.