Imagem de satélites_Spot_Astrium
Imagem do satélite Spot, da Astrium

O novo satélite de observação da Terra Spot 6, contruído pela companhia espacial Europeia Astrium, está pronto para ser lançado, dando continuidade ao programa que lançou seus últimos satélites, Spot 4 e 5, em 1998 e 2002 respectivamente.

Nos próximos dias o aparelho será transferido do complexo de satélites da Astrium em Toulouse, na França, para Centro Espacial Satish Dhawan, na Índia, onde ele será integrado com o lançador PSLV que irá levá-lo em órbita. O Spot 6 é um satélite de de alta resolução óptica. Assim como seu gêmeo Spot 7, que será lançado no início de 2014, o Spot 6 terá uma cobertura de 60 quilômetros de imageamento, com resolução de até 1,5 metros.

Os segmentos terrestre e espacial do satélite foram melhorados em comparação com os satélites Spot anteriores, principalmente em relação ao tempo de resposta e capacidade de coleta e entrega de dados. Os novos Spot 6 e 7 poderão ser direcionados para qualquer ponto que esteja até 1500 km de sua posição. A constelação terá uma capacidade de revisita diária para qualquer lugar da Terra, com uma cobertura total de 6 milhões de km por dia.

Os satélites Spot serão operados pela Astrium junto com os novos satélites Pleiades, em uma mesma órbita, gerando assim dados em alta e altíssima resolução. Previsto para operarem por 10 anos, os satélites Spot 6 e 7 terão mais desepenho que seus antecessores, e são muito mais leves (720kg contra 3 toneladas do Spot 5).