O próximo satélite que fará parte do sistema de navegação Galileo em órbita, chegou na última terça-feira (7/8) ao Centro Espacial Europeu na Guiana Francesa, iniciando os preparativos para seu lançamento em outubro.

Protegido e isolado do calor em uma camâra refrigerada, o satélite saiu de Roma, capital da Itália, na última segunda-feira, e foi levado de avião até a Guiana Francesa. O transporte foi acompanhado por uma equipe de quatro pessoas do Centro Italiano, e ainda um representante da Astrium e um da Agência Espacial Europeia (ESA), além de equipamentos necessários ao lançamento.

Satélite 3 Galileo chega na Guiana Francesa
Próxima satélite Galileo desembarca na Guiana Francesa. Transporte foi feito por um avião Antonov. Fonte: ESA

Os satélites Galileo de número três e quatro, construídos pela Astrium, fazem parte da fase de validação em órbita (IOV em inglês), e deverão ser lançados a bordo de um veículo Soyuz ST-B, em outubro. Estes novos satélites vão se juntar aos dois primeiros satélites Galileo, lançado no ano passado, em uma órbita média a 23.222 quilômetros de altura.

Segundo a ESA, o lançamento será um passo significativo para o programa Galileo, pois vai concluir a implantação da infraestrutura necessária para a fase IOV e permitirá, pela primeira vez, um cálculo de posição em solo baseado unicamente em satélites Galileo. Esta fase de validação conta também com a implementação do segmento terrestre, para oferecer a prestação de serviço de navegação.

Os satélites que serão usados efetivamente pare oferecer os serviços de navegação e posicionamento, 22 no total, estão sendo construídos atualmente pela OHB na Alemanha, responsável pelas plataformas e integração finais dos satélites. Demais equipamentos vêm sendo fabricados pela britânica Surrey Satellite Technology.