GeoprocessamentoO Consorcio Geoespacial Aberto (em inglês OGC) completou o Experimento de Interoperabilidade para Representação em 3D (em inglês 3DPIE). O 3DPIE foi projetado para testar e demonstrar diferentes métodos para serviços baseados na visualização em 3D utilizando o padrão proposto pelo OGC para a representação em 3D: o Serviço do OGC Web 3D (W3DS) e as interfaces padrão Web View Service (WVS). Os resultados foram publicados como um relatório público de engenharia do OGC.

Este informativo servirá de base para os esforços adicionais de normatização no serviço de representação em 3D. Os membros do OGC que participam no 3DPIE têm trabalhado para identificar, provar e desenvolve mais ainda os padrões de tecnologia e fluxos de trabalho para a Infraestrutura de Dados Espaciais que suportam a visualização rápida de conjuntos de dados geoespaciais em 3D muito grandes e complexos.

O objetivo padrão proposto W3DS e as normas WVS é que a integração e visualização de modelos urbanos e de paisagens em 3D em aplicações web sejam tão faceis como hoje é a atividade de integrar mapas em 2D em aplicações web. O 3DPIE esclareceu aspectos específicos dos serviços de representação em 3D e proporcionou as necessárias provas conceituais assim como as melhores práticas e diretrizes para a aplicação, integração e uso dos padrões propostos.

As experiências demonstraram a viabilidade dos serviços de representação em 3D mediante o uso de dados em massa em 3D do mundo real, incluindo um modelo completo em 3D texturizado da cidade de Paris. Novos métodos de transmissão e visualização de imagens e vetores foram integrados nos produtos de software e protótipos de investigação estabelecidos. A interoperabilidade foi demonstrada com sucesso ao vincular várias soluções geoespaciais para atender recursos em 3D com aplicações web e portáteis, que utilizam os serviços de representação em 3D. De particular interesse é o padrão Gráfico Internacional 3D extensível (X3D), que é um padrão aberto para a comunicação em 3D em tempo real desenvolvido e administrado pelo consórcio sem fins lucrativos Web3D.

Além disso, abordou-se o próximo padrão HTML5 web mediante o uso da tecnologia WebGL e X3DOM declaratório para encaixar diretamente dados espaciais em 3D nos navegadores web modernos. Membros do Consórcio Web3D tem trabalhado para ajudar a identificar os principais problemas tecnológicos e desenvolver estratégias comuns de integração. O Professor Volker Coors, um dos representantes do consórcio OGC em Web3D, comentou: “estou muito impressionado pelos resultados do experimento, principalmente pela forma como os serviços OGC e as tecnologias Web3D se complementam entre si”.

Web3D

O Consorcio Web3D é uma organização, impulsionada pelos seus membros, que participa em muitas iniciativas tecnológicas em toda a cadeia de valor 4D. O Consorcio Web3D é um consórcio da indústria financiado pelos seus membros, comprometido com a criação e implementação de normas abertas, livres de direitos autorais, que permitam a comunicação em 3D em tempo real através de aplicações, redes e serviços Web XML. Web3D trabalha em estreita colaboração com a Organização Internacional para a Padronização (ISO) e têm projetos ativos com W3C, OGC, DICOM, IMS, Khronos, assim como com as organizações de desenvolvimento de padrões MPEG para maximizar as oportunidades de mercado para seus membros.

Fonte: IDE-LAC


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!