gerente negocios geotecnologiaO Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo:Contratação de 250 profissionais em 2013. Dentre as 72 vagas que já estão abertas, está disponível uma posição para Analista de Geoprocessamento Pleno. O profissional selecionado irá atuar no planejamento e no desenvolvimento das atividades voltadas a implementação de sistemas computacionais para aquisição, tratamento, gerenciamento e reprodução de informações espaciais, utilizando técnicas de geoprocessamento, visando suprir as áreas funcionais de transportes, acomodações e serviços dos Jogos com uma base de dados cartográfica atualizada e confiável. A vaga é para o departamento de transportes, e sua principais atividades incluem: monitorar e realizar a coleta de informações espaciais referentes à cartografia automatizada, sensoriamento remoto, fotogrametria, GPS, bem como o armazenamento e atualização destas informações em banco de dados; efetuar o tratamento e análise de informações geoespaciais como: modelagens de dados, geoestatística, funções topológicas, entre outras; implantar o cadastro topográfico e sistemas de informações geográficas, bem como garantir que os mesmos mantenham-se atualizados; entre outras. Para concorrer é necessário ter superior completo em alguma das seguintes áreas: engenharia, arquitetura, geografia, geologia, oceanografia ou tecnologia da informação. Desejável especialização em deoprocessamento. Ainda são necessários: inglês intermediário; conhecimentos em sistemas de informações geográficas (GIS/SIG),   técnicos em sensoriamento remoto, cartografia e topografia, softwares de processamento digital de imagens, softwares de SIG (ArcGIS e Spring) e em AutoCAD.
Empresa: Comitê Organizador das Olímpiadas de 2016
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Para se candidatar, acesse a página da vaga para Analista de Geoprocessamento. Para ver outras oportunidades, acesse a página de vagas do Rio 2016.

Cargo:Vagas para Topógrafos e Analistas de Suporte. Os profissionais serão responsáveis por processar dados coletados pelos equipamentos de topografia, para obter e definir as informações da área pesquisada; testar equipamentos de topografia, verificando a configuração e o funcionamento do mesmo, detectando e identificando problemas com os equipamentos e softwares; lecionar treinamento para clientes sobre o manuseio e o funcionamento dos equipamentos e softwares, visando a correta utilização e evitando possíveis danos; atender clientes, utilizando diversos meios de comunicação, prestando suporte técnico. É necessário que os candidatos tenham disponibilidade para viagens. Segundo a empresa, a remuneração está de acordo com o mercado, e as vagas contam com benefícios.
Empresa: CPE Tecnologia
Local: Vários
Contato: Enviar currículo para pessoal@cpetecnologia.com.br

Cargo: Engenheiro Agrimensor. O profissional selecionado será responsável por ler e interpretar documentos cartoriais antigos, datas demarcatórias, ações discriminatórias e demais processos judiciais relacionados; vetorizar levantamentos antigos realizados com topografia convencional e georreferenciar estes levantamentos, realizar cálculos para transformações de sistemas de coordenadas, cálculos de declinação magnética, convergência meridiana, dentre outros; utilizar os softwares AutoCAD, Posição e Leica GeoOffice; realizar processamento de dados Rinex. Deverá também, em sua função, elaborar plantas e peças técnicas de acordo com o padrão Incra para georreferenciamento de imóveis rurais; redigir relatórios técnicos com amplo conhecimento técnico e gramatical; realizar a montagem de peças técnicas voltadas a certificação de imóveis rurais junto ao Incra. A empresa busca um profissional pró-ativo, dinâmico, pontual, responsável e focado nos objetivos.
Empresa: STG – Serviços Técnicos
Local: Região centro-sul do estado de Piauí
Contato: Enviar currículo para stg_geopiaui@terra.com.br

Cargo: Especialista em Geoprocessamento e Conservação. Função de Gerente de Informação para Conservação III. Necessário ter diploma universitário em área relacionada com a função (ciências biológicas, agronomia, geografia, engenharia ambiental ou florestal) e no mínimo um ano de experiência no ramo, ou combinação equivalente de educação e experiência; experiência e/ou conhecimento comprovado na utilização de ferramentas aplicadas na elaboração de mapas de uso do solo e de vegetação através do sensoriamento remoto; experiência com manutenção e registro de informações em bases de dados georreferenciadas, tais como: ArcGIS (ARC/INFO, ArcView), Access, etc; conhecimento de GPS de navegação e geodésico; experiência na análise de dados e na elaboração de relatórios. Funções essenciais: participação em diversos níveis no planejamento da conservação no bioma Amazônia; monitoramento da cobertura vegetal e uso do solo nas áreas estratégicas para a conservação da biodiversidade na Amazônia; apoio técnico no acompanhamento e análise de bases digitais georeferrenciadas contratadas pela TNC para elaboração de mapas temáticos e banco de informações sobre as principais formas de uso do solo e da cobertura vegetal; análise de dados, projeção e produção de relatórios; processamento de dados espaciais e outros dados relacionados derivados de fontes cartográficas e tabulares; apoio no desenvolvimento e aplicação de treinamentos individuais e/ou em grupo para outros funcionários da TNC, parceiros e colaboradores, sobre sensoriamento remoto e SIG; atualização de banco de dados, servidores locais e bases de dados geográficos nos padrões da TNC; apoio na elaboração de termos de referência e de relatórios técnicos. Necessário ter disponibilidade para viajar até 40% do tempo ou conforme necessário; disponibilidade para residir na cidade de Belém ou imediações.
Instituição: The Nature Conservancy (TNC)
Local: Belém (PA)
Contato: Enviar currículo até 12 de janeiro para cbalieiro@tnc.org

Cargo: Engenheiro cartógrafo/Agrimensor. Requisitos incluem superior completo em Engenharia Cartográfica ou Agrimensura; experiência em atividades/projetos na área de transporte/mobilidade urbano e meio ambiente; experiência no sistema ArcGIS. Benefícios incluem vale-refeição e transporte, assistência médica e odontológica e programas de educação e treinamento.
Empresa: Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro – Fetranspor
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Vaga preenchida

Cargos:
1) Duas vagas para Especialista em Geoprocessamento II. Para esta vaga, é necessário ter superior completo em geografia ou agronomia, experiência mínima profissional de dois anos, inglês intermediário, conhecimentos de banco de dados e interpretação de imagens de satélite e itens coordenados. O profissional irá atuar na interpretação de imagens de satélite de alta e média resoluções. O regime de contratação é efetivo (CLT).
2) Duas vagas para Especialista em Geoprocessamento III. Para esta vaga, é necessário ter superior completo em geografia ou agronomia, experiência mínima profissional de um ano, inglês intermediário e conhecimentos em interpretação de imagens de satélite e itens coordenados. O profissional irá atuar na interpretação de imagens de satélite de alta e média resoluções. O regime de contratação é efetivo (CLT).
Empresa: Não informada
Local: Uberlândia (MG)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para selecao2013.rh@gmail.com

Cargo: Analista de Geoprocessamento. Para esta vaga, é necessário ter superior completo em geografia ou cartografia, inglês intermediário, conhecimentos de internet e itens coordenados, e ter fácil acesso à Avenida Paulista (metrô Consolação). O profissional irá atuar na condução de projeto de geoprocessamento em conjunto com a equipe de desenvolvimento, e em apoio às funções da equipe. Na candidatura, o profissional deverá passar por testes em AutoCAD e ArcGIS. O regime de contratação é efetivo (CLT).
Empresa: Gempi Gestão Empresarial e Informática
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para rh@gempi.com.br

Cargo: Duas vagas para engenheiros agrimensores, ambas para o cargo de Coordenador de Campo. Os profissionais selecionados serão responsáveis por: planejar e coordenar projetos de topografia (técnica, mão-de-obra, custos, cronograma e recursos); desenvolver as equipes tecnicamente; coordenar a confecção dos produtos finais e garantir prazo e qualidade; validar planejamento executivo da tarefa; fazer a gestão dos recursos do projeto; desenvolver e otimizar processos; pesquisar e implantar novas tecnologias; e ainda se responsabilizar pela segurança no trabalho. As posições exigem experiência em coordenação de equipes de campo e em trabalhos executados em campo; e também disponibilidade para viagens. A remuneração é a combinar. Os benefícios incluem assistência médica e odontológica, vale-refeição e transporte.
Empresa: Topocart
Local: Brasília (DF)
Contato: Enviar currículo para recrutamento@topocart.com.br

Cargo: Analista Desenvolvedor GIS Pleno. Necessário ter ensino superior completo na área de computação; inglês avançado; experiência em desenvolvimento de soluções em Arcgis Server e ArcObjects e no desenvolvimento de aplicação em .Net e Javascript; conhecimento de Google Maps. É desejável que o profissional tenha conhecimento de ArcSDE e de extensões da plataforma ArcGIS. O profissional será responsável por liderar e desenvolver junto com equipe de desenvolvimentos de produtos na área de geotecnologias. Horário: 8h às 17h.
Empresa: Avanti
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Para se candidatar, acesse a página de vagas da Avanti. Ao enviar currículo, é necessário inserir pretensão salarial.

Estágio

Cargo: Estagiário. Para esta vaga, é necessário estar cursando superior em geografia ou agronomia, conhecimentos básicos de georreferenciamento de imagens e itens coordenados.
Empresa: Não informada
Local: Uberlândia (MG)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para selecao2013.rh@gmail.com

Oportunidades

Cargo: Uma vaga para Professor Adjunto na área de Pedologia e Geomorfologia. Necessário graduação em Geografia ou áreas afins e Doutorado em Geografia ou áreas afins.
Instituição: Universidade Federal de Goiás – UFG
Local: Goiânia (GO)
Contato: Inscrições até 21 de janeiro em www.ufg.br. Edital: http://xa.yimg.com/kq/groups/14599993/51790771/name/Editalab_86_NC_PGEO_IESA.pdf

Cargo: Vagas para Professor Adjunto na área de Geociências/Meteorologia: uma vaga para Climatologia, uma para Micrometeorologia, uma para Sensoriamento Remoto da Atmosfera. Também está disponível uma vaga para área de Geociências/Geofísica, uma para Geociências/Geologia, uma para Geociências/Metalogenia, uma para Geociências/Sensoriamento Remoto, uma para Oceanografia/Oceanografia Física, uma para Oceanografia/Oceanografia Química.
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Local: Florianópolis (SC)
Contato: Inscrições até 31 de janeiro em www.segesp.ufsc.br/concursos/

Bolsas: Chamada pública aberta para bolsas de Graduação Sanduíche e de Doutorado e Pós-doutorado Sanduíche e Pleno no Canadá, para alunos de engenharia cartográfica. As bolsas disponíveis são para o Consórcio das Universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa (Canadá CALDO) e para o “Canadian Bureau for International Education” (Canadá-CBIE), direcionada a alunos da graduação engenharia cartográfica que estejam interessados em trabalhar com pesquisa em geomedicina, especificamente nas áreas de geoestatística, SIG-WEB, modelagem de dados espaciais e análise espaciais, e geoprocessamento. Os requisitos necessários incluem: estar regularmente matriculado no curso de engenharia cartográfica, e ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso; ter nacionalidade brasileira; apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico; e apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino (neste caso certificado IELTS, do idioma inglês).
Instituição: Canadá CALDO e Canadá-CBIE através do programa Ciência sem Fronteiras
Local: Canadá
Contato: Interessados em participar da seleção devem pedir que o professor supervisor do curso entre em contato com a Dra. Silvane Paixão, através do email s.paixao@dal.ca. O formulário de inscrição para bolsas de graduação devem ser enviados até 14 de janeiro de 2013, e para o programa de bolsas para Doutorado e Pós até 31 de janeiro. Para mais informações, ver os editais e acessar os formulários, acesse a página da graduação e de Doutorado e Pós-doutorado do Ciência sem Fronteiras.

Oportunidade: Processo de seleção para a contratação de serviço de geração do modelo digital de terreno (MDT) da bacia do Ribeirão Taquarussu em Palmas (TO). Esta contratação consiste: na geração de modelo digital de terreno a partir de par estereoscópico de imagem de alta resolução (pixel <= 1 m), na escala de 1:5.000 em sistema de coordenadas planimétrico UTM, Fuso 22 Sul, Datum SIRGAS 2000; geração de curvas de nível equidistantes 1 metro entre elas, em sistema de coordenadas planimétrico UTM, Fuso 22 Sul, Datum SIRGAS 2000; banco de imagem obtidas orbitalmente de alta resolução. O mapeamento refere-se à bacia hidrográfica do Ribeirão Taquarussu, localizada no município de Palmas, abrangendo uma área aproximada de 40 mil Hectares.
Instituição: The Nature Conservancy (TNC)
Local: Palmas (TO)
Contato: A proposta técnica e financeira para o desenvolvimento deste serviço deve ser encaminhada no formato PDF, via email para gis.projeto@tnc.org até 15 de janeiro de 2013. Para mais informações, acesse o edital da seleção.

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Concurso público com 44 vagas de nível superior, sendo 28 para Analista de Desenvolvimento Urbano nas áreas de Arquitetura, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Geografia, Serviço Social e Sociologia.
Instituição: Secretaria das Cidades do Estado do Ceará
Local: Ceará
Contato: Inscrições até 20 de janeiro em www.funcab.org

Cargo: Concurso com 184 vagas em todo estado. Dentre as oportunidades que exigem a formação em curso superior estão duas vagas para Geografia
Instituição: Companhia de Águas e esgotos de Rondônia – Caerd
Local: Rondônia
Contato: Inscrições até 27 de janeiro em www.funcab.org

Cargo: Concurso público para provimento de 10 vagas e formação de cadastro reserva. Dentre as vagas, estão disponíveis uma para geólogo e ainda cadastro de reserva para geógrafos, oceanógrafos/ Oceanólogos, Geofísicos, entre outros.
Instituição: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb
Local: São Paulo (SP)
Contato: Inscrições até 28 de janeiro em www.vunesp.com.br

Cargo: Concurso público para provimento de cargos efetivos de professor adjunto – Nível I, da carreira do magistério superior. Disponíveis duas vagas na área de Cartografia e Geoprocessamento para o Planejamento Territorial.
Instituição: Universidade Federal do ABC (UFABC)
Local: Santo André (SP)
Contato: Inscrições abertas até 18 de fevereiro de 2013 na Secretaria de Concursos da Universidade (rua Catequese, nº. 242, 10º andar, Bairro Jardim, Santo André)

Cargo: Processo seletivo aberto para preenchimento do banco de professores substitutos, em diversas áreas de conhecimento. Estão disponíveis vagas para as áreas de levantamentos e ajustamento de observações – envolvendo topografia e levantamentos topográficos (podendo fazer o processo seletivo engenheiro cartógrafo ou agrimensor); Geodésia (engenheiro cartógrafo); Fotogrametria (engenheiro cartógrafo); Sensoriamento Remoto (engenheiro cartógrafo, agrimensor ou geógrafo). Os interessados em participar deverão formalizar o pedido de inscrição mediante requerimento ao diretor da unidade ou instância equivalente responsável pela vaga, diretamente nas secretarias das unidades acadêmicas correspondente às áreas de conhecimento listadas no edital, indicando a área/setor em que pretendem concorrer, acompanhado da seguinte documentação: documento de identidade e CPF; e Curriculum Vitae documentado.
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: As inscrições vão de 17 de dezembro a 31 de janeiro de 2013. Para ver todas as vagas disponíveis e obter mais informações, acesse o edital do processo seletivo da UERJ.

Cargos:
1) Uma vaga para Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, especialidade “Informações Espaciais e Geoprocessamento Aplicados à
Engenharia de Petróleo”.
2) Vaga para Doutor PTR, para especialidade “Engenharia de Transportes – Aquisição, Tratamento e Uso de Informações Espaciais”.
Instituição: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP
Local: São Paulo (SP)
Contato 1: Inscrições abertas por 90 dias, até 6 de fevereiro de 2013, e deverão ser feitas no Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos da Escola Politécnica da USP, Avenida Professor Luciano Gualberto, 380 – Travessa 3 – Edifício Engenheiro Mário Covas Júnior – 1º andar, das 9 às 11 ou das 14 às 16 horas. Mais informações em http://www.usp.br/drh/novo/recsel/epconc1492012-docente.html
Contato 2: Inscrições abertas por 90 dias, até 21 de janeiro de 2013, no mesmo local da primeira vaga.

Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.


Aproveite a promoção de Natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!