Resumo semana Resumo traz as principais vagas para atuar com geoinformaçãoO Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Formador de Topografia e sistemas de informação geográfica. Para concorrer a esta vaga, o candidato tem que possuir experiência comprovada na área e envio de CV e CAP atualizados.
Empresa: Empresa na área de Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais
Contato: Os interessados deverão enviar o currículo e CAP para o e-mail “formacao_cv@qualitividade.pt” e deverão responder usando a referência “Ref. 2013/00136 – Procura-se formador Topografia e sistemas de informação geográfica” (a não utilização da referência no assunto é fator eliminatório).

Cargo: Engenheiro de Sistemas de Informações. Para concorrer a esta vaga, o candidato tem que ter Graduação ou Mestrado em Engenharia de Informação ou equivalente; ter 3 anos de experiência em desenvolvimento Web Net; habilidades em ASP.NET (3.5) com formulários web e SQL Server 2008; conhecimento em GIS (seria reconhecido); boa interpretação e comunicação com as equipes de jovens e multidisciplinar e inglês fluente.
Empresa: Uma empresa multinacional
Local: Lisboa (Portugal)
Contato: Interessados na vaga ou para mais informações sobre a oferta, devem enviar currículo para mara.caeiro@kellyservices.pt (+351 218428590).

Cargo: Vagas para atuar na área de Laser Aerotransportado (LIDAR). A empresa busca técnicos com experiência em manipulação de dados laser (nuvem de pontos) e com conhecimento nos aplicativos da TerraSolid (TerraScan e TerraModeler).
Empresa: Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos S.A
Local: Curitiba (PR)
Contato: Enviar currículo para brunocunha@engefoto.com.br

Cargo: Analista Desenvolvedor Smallworld. O candidato deve ter formação superior concluída em Ciência da Computação e/ou áreas correlatas. Também deve ter conhecimento do software Smallword (SWAF) e em EO, DM, SBI, GSS, SBI e Magik. As atividades desta posição incluem: definir o desenho da arquitetura, integrações e migração; definir em conjunto com a frente funcional, o desenho das configurações e funcionalidades; responsabilizar-se pelos desenvolvimentos referentes a migração e interface; responsabilizar-se pelas atividades de DBA; responsabilizar-se pelas ações da equipe de infraestrutura; garantir cumprimento de requisitos de prazos, custos e qualidades; garantir que seja produzida a documentação técnica do sistema; monitorar e controlar a execução das atividades de desenvolvimento conforme métricas e processos estabelecidos no projeto; avaliar e mitigar sistematicamente os riscos.
Empresa: Axxion
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Interessados devem encaminhar currículo com pretensão salarial para axxiom.rh@axxiom.com.br, especificando no assunto “Analista Desenvolvedor Smallworld”

Cargo: Vaga para engenheiro cartógrafo ou agrimensor. Empresa que atua na elaboração e fiscalização de projetos de engenharia e em planejamento territorial busca engenheiro cartógrafo ou agrimensor para acompanhar as terceirizações de serviços topográficos e geodésicos. As principais funções do cargo são assessorar gerentes de projeto sobre questões ligadas à cartografia e realizar pequenos serviços em campo ou escritório. O candidato deve se sentir apto a realizar as seguintes atribuições de seu cargo: definir requisitos e metodologia para levantamentos, executar o controle de qualidade, manter o cadastro de fornecedores, apoiar a negociação e contratação de serviços topográficos, elaborar plantas e memoriais descritivos, realizar levantamentos e processar os dados com receptor GNSS, estação total ou nível, realizar operações de geoprocessamento e participar de reuniões de planejamento com o gerentes e clientes. Requisitos mínimos: Inscrição no Crea; Conhecimentos em topografia e geodésia, com no mínimo três anos de prática de campo; Conhecimentos e experiência com normas técnicas da área (NBR 13133, NTGIR); Conhecimentos avançados nos softwares AutoCAD Map 3D ou Civil; Bom conhecimento em um software de processamento de dados de estação total; Bom conhecimento em um software de processamento de dados GNSS; Bom conhecimento nos aplicativos e ferramentas do Microsoft Office;- Facilidade no aprendizado de novas ferramentas da área; Disponibilidade para viagens; Leitura em inglês técnico; Morar em Recife ou região metropolitana. Desejável: Inscrição no Incra; Conhecimentos em fotogrametria, tecnologia laserscan, cadastro técnico, sensoriamento remoto e SIG; Conhecimentos nos softwares Topcon Tools, Astech Solutions, ArcGIS; Inglês leitura e compreensão.
Empresa: Projetec
Local: Recife (PE)
Contato: Enviar currículo e pretensão salarial com o assunto: “Cartógrafo” através do RH da Projetec: rhprojetec@projetecnet.com.br

Cargo: Geógrafo ou Engenheiro Cartógrafo. O profissional selecionado será responsável pela elaboração de mapas temáticos para estudos ambientais no programa ArcGIS, levantamento de dados em órgãos governamentais, interpretação de imagens de satélite e fotos aéreas.A empresa exige experiência com os softwares ArcGIS, AutoCAD e conhecimento básico em Envi. Esta vaga conta com benefícios como vale refeição e transporte, convênio médico. A contratação será em regime efetivo (CLT).
Empresa: Empresa no setor de engenharnia
Local: Porto Alegre (RS)
Contato: Interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para curric.selecao@gmail.com com o assunto: “GEOENGENHARIA”, até dia 30 de abril.

Cargos:
1) Especialista em Geoprocessamento e Projetos. Para este cargo é necessário ter ensino superior completo em Agronomia, Geografia, Cartografia ou Agrimensura; conhecimentos dos softwares ArcGIS (essencial), Global Mapper, Google Earth, gerenciamento de banco de dados (SGBD), Spring OU Envi; pacote Office e domínio em Excel. Necessário ter experiência com ArcGIS, gerenciamento de dados, sensoriamento remoto e geoprocessamento. O profissional será responsável por: gerir e análise de projetos, utilizando técnicas de geoprocessamento, sensoriamento remoto e conhecimentos de agronegócios; garantir que todos os produtos sejam entregues no prazo previsto, dentro do processo metodológico e com alto nível de precisão das informações; atender clientes para esclarecimento de dúvidas e atendimento de demandas; gerenciar e monitorar dados especializados /coordenadas geográficas geradas pela área técnica de produção, garantindo a realização da análise da imagem, bem como análise de especial; implantar melhorias no processo; produzir manuais e métodos utilizados para otimização de tempo/ganho de qualidade/descrição de processos e operação, bem como atualizá-los
2) Analista de Geoprocessamento; Os resquisitos desta vaga são: superior completo em Geografia, Engenharia Cartográfica ou Agronomia; vivência nas áreas geoprocessamento e sensoriamento remoto; conhecimentos de análise ambiental; habilidades em estatística. São necessários ainda conhecimentos em pacote Office avançado, principalmente Excel; GPS; e nos softwares ArcGIS (essencial), Envi, Erdas e Global Maper. Nesta posição o profissional será responsável por pesquisar e criar metodologias com base em conhecimentos científicos publicados para aplicação nos projetos; orientar equipe técnica para utilização de metodologias/técnicas; verificar e padronizar dados públicos; avaliar e identificar  conformidades/inconformidades técnicas para tomada de decisão; apoiar a área de negócios na elaboração de propostas comerciais de acordo com a capacidade técnica.
3) Supervisor Técnico. Este cargo exige experiência com softwares de gerenciamento de dados e geoprocessamento (principalmente ArcGIS); superior completo em Geografia, Agronomia, Engenharia Cartográfica ou Engenharia Ambiental e conhecimento avançado em pacote Office. O profissional selecionado será responsável por apoiar a área comercial no entendimento e formatação de propostas que atendam área técnica de geoprocessamento/ sensoriamento remoto e tecnologia;  elaborar plano operacional para atendimento de projetos/contratos; identificar profissionais técnicos para assumir responsabilidades nos projetos, bem como contratar de parceiros/terceiros; oferecer suporte a equipe na execução de tarefas; garantir qualidade/consistência técnica no atendimento das demandas, bem como cumprimento de cronogramas e prazos; pela gestão de equipe, realizando acompanhamento no desempenho e atingimento de metas. O candidato deve prezar a qualidade e ter facilidade de interpretar dados, elaborar relatórios e utilizar de critérios analíticos; ter capacidade analítica; liderança de equipes com diferentes perfis técnicos.
4) Analista Comercial / Agronegócios. Nesta vaga é necessário ter ensino superior em Agronomia, Economia Agrícola ou Zootecnia, além de conhecimento em pacote Office avançado (principalmente Excel) e conhecimentos em agronegócios. Necessário gosto em manter-se atualizado na área econômica (atualização, dados de mercado),   capacidade de planejamento e organização e experiência na área comercial ligada a agronegócios ou áreas afins com conhecimento em agronegócios. Desejável atuação na área de marketing. O profissional será responsável por conduzir a prospecção de novos negócios, analisando a necessidade do cliente e transformá-las e soluções corporativas, utilizando de métodos baseados em geotecnologia; elaborar propostas comerciais a clientes na área de Agronegócios; acompanhar o ciclo de venda, desde a prospecção, fechamento, acompanhamento na implantação do projeto. Após, manter contato com o cliente e área de Gestão do projeto a fim de assegurar o cumprimento de todas as etapas, promover melhorias e garantir a satisfação do cliente. Irá trabalhar em parceria com a área de marketing, contribuindo na elaboração de textos técnicos, cases e outros, a fim de aumentar a visibilidade da empresa.
5) Analista Administrativo e Financeiro. Esta posição exige superior em Administração; desejável pós graduação na área financeira ou contábeis; e experiência na área administrativa financeira. Necessário ter conhecimentos avançados no pacote office, principalmente domínio em Excel. As atividades d este cargo são: faturamento/cobrança/contas à pagar e receber, envio de notas fiscais e boletos, acompanhamento de crédito e efetuar prorrogações e negociações de cobrança; cálculos, validações de retenções de impostos devidos (Cofins ,PIS, IRRF, ISS e outros); contato com a contabilidade: acompanhamento e conferência do processamento folha de pagamento, processos contábeis, reporte de recolhimentos (DARF/contribuição social e IRPJ, relatórios, atualização fiscal. Ainda, deverá realizar compra de materiais e equipamentos para escritório (matriz e filial, envolvendo pesquisa e análise de custos; ser responsável pela organização geral do escritório, administrando a prestação de serviços de profissionais (serviços de motoboy, limpeza, manutenção, pintura, ar condicionado etc.) receber e orientar novos funcionários quanto aos procedimentos de contratação.
Empresa: AgroTools Gestão e Monitoramento GeoEspacial de Riscos
Local: São José dos Campos (3 primeiros cargos) e São Paulo (cargos 4 e 5)
Contato: Para participar do processo seletivo, os interessados devem acessar este link, com as oportunidades da AgrooTools.

Cargos:
1) Programador. Vaga para profissionais com ensino superior em Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica ou Controle e Automação. Requisitos incluem experiência em programação de microcontroladores e circuitos microcontrolados; conhecimento em programação de microcontroladores “PIC”, ou similar; conhecimento técnico em inglês. As atividades da posição incluem desenvolvimento de software embarcado para produtos eletrônicos utilizando “Linguagem C” e microcontroladores da família “Microchip PIC”.
2) Analista Programador. Esta vaga será ocupada por profissional com ensino superior completo em Ciências da Computação, Engenharia de Computação, ou Processamento de Dados. Os requisitos incluem experiência em desenvolvimento de software; conhecimentos em: C#, WPF, SQL Server, Entity framework 4.0, Php, Html, Visual Studio, Orientação Objeto, e Arquitetura de Sistemas; conhecimento técnico em inglês; disponibilidade para viagens. Atividades: desenvolvimento e manutenção de plataforma de software, especificação de sistema; ajustar e adaptar a comunicação com outros sistemas externos; análise de novas soluções.
Empresa: People TI Consultorias
Local: Florianópolis (SC)
Contato: As vagas contam com remuneração fixa e benefícios. Interessados devem enviar currículo para cvbanco@peopleti.com.br, identificando a vaga de interesse no assunto do email: “Programador” ou “Analista Programador”.

Cargo: Especialista em Geoprocessamento. Esta seleção visa a contratação de pessoa física para o cargo de especialista em geoprocessamento para operacionalizar o observatório municipal. O período da consultoria vai de maio a outubro de 2013.
Empresa: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)
Local: São Félix do Xingu (PA)
Contato: Mais informações estão disponíveis na página da vaga para Especialista em Geoprocessamento da FAO.

Cargo:Vagas para Analista de Banco de Dados. Reconhecida como um Centro de Desenvolvimento Autorizado (ADN) pela Autodesk, a empresa procura profissionais experientes e com conhecimento no campo da geoinformação para atuar em projetos de grande porte nas áreas de telecom, segurança pública e mobilidade. As vagas serão ocupadas por candidatos que possuem vivência com SGBD Oracle 9i, 10 e/ou11; Ferramentas Enterprise Manager, SQL Loader, Toad e Sql Navigator. Os profissionais devem ter conhecimentos em modelagem de dados relacional, performance e tuning de banco e de queries, particionamento, compatibilidade de versões e de ambientes, interconexão Oracle x SQLServer.
Empresa: Digicade Tecnologia
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para bancodetalentos@digicade.com.br, com o assunto “Analista de Banco de Dados”.

Cargo: Analista Programador/Desenvolvedor. O candidato deve ter formação universitária ou técnica ou experiência profissional equivalente ao cargo e às atividades. Desejável experiência de 3 a 4 anos em programação de sistemas de média complexidade e habilidade em elaboração de projetos de componentes, documentações de projetos, desenvolvimento de planos de testes, projeto de interfaces. Esta posição exige ainda conhecimento em plataformas e metodologias de desenvolvimento de sistemas, lógica de programação, sistemas gerenciadores de banco (SQL, Oracle, Postgrid), modelagem de dados;
sistemas geográficos (Google, ESRI, Intergraph, MapInfo); inglês (técnico requerido; conversação: desejável para conferencias e treinamentos internacionais). O profissional será responsável por desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas sobre plataforma Google Maps; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento; planejar as etapas e ações de trabalho para implantações de produtos Google Maps (principalmente Google Maps API).
Empresa: Geopixel Geotecnologias
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Interessados devem enviar currículo para trabalheconosco@geopx.com.br

Cargo: Representante Comercial Autônomo. Atribuições: Comercialização de livros técnicos nas áreas de saúde e comunicação; Visita e divulgação de livros em escolas, prefeituras, universidades e livrarias, de acordo com rota estabelecida e carteira de clientes; Atendimento a eventos em que a editora participe
Apresentação do catálogo para inclusão nas listas escolares; Acompanhamento das editoras concorrentes no mercado; Prospecção de clientes e novos canais de vendas; Acompanhamento da exposição dos livros da editora nos pontos de venda; Visita a clientes externos para concretização de vendas e parcerias institucionais.
Empresa: Difusão Editora Ltda.
Local: Estado de Santa Catarina
Contato: Enviar currículo para edneia.ribeiro@difusaoeditora.com.br

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Uma vaga para Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Geografia, área de Geomorfologia/Hidrografia.
Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados deverão efetuar a inscrição até o dia 30 de abril de 2013. O edital já está disponível e pode ser acessado aqui.

Cargo: Concurso com 3 vagas para docente Engenheiro Cartógrafo ou Agrimensor.
Instituição:
UNIPAMPA (RS)
Local: Rio Grande do Sul (RS)
Contato: Interessados deverão efetuar as inscrições de 10/04 a 28/04/2013. O edital do concurso já está disponível e pode ser acessado aqui.

Cargo:Concurso para professor nas áreas de Administração, Cartografia, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Geodésia, Engenharia Química/Processos Químicos, Bioquímicos e Ambientais, Físico-Química, Literaturas de Língua Portuguesa, Química/Alimentos. Conforme o edital “Concurso público de provas e títulos para o provimento de cargo da carreira do magistério superior, na categoria funcional de professor do magistério superior – classe auxiliar”. O edital pode ser acessado aqui.
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Local: Pato Branco (PR)
Contato: Interessados deverão efetuar a inscrição através do site, até o dia 21 de abril de 2013.

Cargo: Inscrições abertas para dois editais. São ofertadas vagas de nível técnico e superior para contratação imediata e para formação de cadastro de reserva. As vagas são para Curitiba e diversas cidades do Paraná. Pelo Edital 002/2013 estão previstas 31 vagas e formação de cadastro de reserva para técnico ambiental, técnico de agrimensura, técnico de contabilidade, técnico de instrumentação, técnico de segurança do trabalho, técnico eletrônico, técnico em edificações, técnico em eletromecânica, técnico em eletrotécnica, técnico em mecatrônica, técnico em transações imobiliárias, técnico mecânico e técnico químico. Além das vagas para técnico, também estão previstas 18 vagas e formação de cadastro de reserva para profissionais de nível superior: administrador, advogado, arquiteto urbanista, biólogo, bioquímico, contador, economista, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro cartográfico, engenheiro civil, engenheiro de controle e automação, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro eletricista, engenheiro florestal, engenheiro mecânico, engenheiro químico, engenheiro sanitarista, geólogo, geógrafo, médico do trabalho e químico. Já o Edital 003/2013 destina-se à formação de cadastro de reserva para diversas cidades do Paraná, nas especialidades de técnico em informática e técnico em telecomunicações. Na especialidade profissional de nível superior, para analista de informática, a formação de cadastro de reserva objetiva atender Curitiba em diversas áreas de conhecimento.
Instituição: Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)
Local: Estado do Paraná
Contato: As inscrições começam vão até o dia 2 de maio. Os editais estarão disponíveis no site da Cops UEL, organizagora do concurso,  onde deve ser feita a inscrição.

Cargo: Concurso público com 86 vagas imediatas para cargos de Nível Superior, Tecnólogo e Nível Médio Técnico para compor a estrutura organizacional do Instituto. As distribuição das vagas é a seguinte: 9 vagas para cargos de mível médio técnico, uma para tecnólogo e 76 vagas para cargos de nível superior. O concurso conta com vagas para engenheiro agrônomo; engenheiro ambiental; engenheiro civil – geotécnico; engenheiro civil – hidrólogo; geógrafo; geólogo; meteorologista, oceanógrafo, entre outros, além de vaga para gestor ambiental e técnicos ambiental, florestal e em hidrologia.
Instituição: Instituto Estadual do Ambiente (INEA)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: As inscrições estão abertas até 18 de abril, e deverão ser feitas na página: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/inea13. Para mais informações, acesse o edital do processo seletivo do INEA.

Cargos: 422 vagas de reposição de pessoal e 314 vagas para substituição de terceirizados, dentre elas 2 são para Engenheiros Agrônomos e 3 para Geógrafos. A responsabilidade pela realização destes concursos caberá ao Ministério da Agricultura, que deverá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos. O provimento de cargos, no entanto, dependerá de prévia autorização do Ministério do Planejamento e Gestão.
Instituição: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Contato: O prazo para a publicação dos editais de abertura dos concursos públicos é de até seis meses.

Cargos: Pesquisador/Assistente de Pesquisa nas áreas de Geointeligência. Também estão disponíveis vagas nas áreas de Aerodinâmica, Aerodinâmica e Combustão, Laser/Fotônica, Propulsão Hipersônica e Sistemas Térmicos; Tecnologista Pleno para áreas de Aeronáutica, Computação, Elétrica/Eletrônica, Ensaios não Destrutivos, Física de Plasmas, Gerência de Projetos, Mecânica, Meteorologia, Normalização Técnica, Qualidade, Qualidade e Metrologia, Química e Proteção Radiológica; Tecnologista Júnior nas áreas de Aeronáutica, Elétrica/Eletrônica, Eletrônica, Engenharia Civil, Engenharia de Telecomunicações, Materiais, Mecânica, Mecatrônica, Meteorologia, Qualidade e Química; e Analista em C&T Júnior para atuação nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Fonoaudiólogia, Nutrição, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.
Instituição: Aeronáutica
Local: Natal (RN), São José dos Campos (SP) e São Luis (MA)
Contato: As inscrições poderão ser realizadas após as 10h00 horas do dia 18 de março até as 16h00 horas do dia 23 de abril (horário oficial de Brasília) exclusivamente pela internet, através do site: http://www.vunesp.com.br/

Cargo: Concurso público com 114 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Ensino Médio: Técnico em Tecnologia da Informação; Topógrafo; etc.. Ensino Superior: Analista em Geoprocessamento, Geógrafo, etc..
Instituição: Prefeitura de Embu das Artes (SP)
Local: Embu das Artes (SP)
Contato: Interessados deverão se inscrever pelo site www.zambini.org.br, no período entre às 10h do dia 25 de março até às 20h do dia 25 de abril.

Oportunidade

Licitação: A Prefeitura de Saudade do Iguaçu, no estado do Paraná, contrata empresa para aquisição futura de serviços técnicos, compreendendo levantamentos topográficos, georreferenciamento, além de outros serviços de engenharia.
Instituição:
Prefeitura de Saudade do Iguaçu
Local:
Saudade do Iguaçu (PR)
Contato:
A licitação ocorrerá em 16 de abril de 2013, às 14h. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 3246-1166 e pelo email: igd@geodireito.com

Pesquisadores:
1) O projeto A Dinâmica dos Fluxos de Financiamento dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento no Brasil (1990-2012) oferece uma vaga para assistente de pesquisa I (Graduado). O prazo de inscrição vai até o dia 12 deste mês.
2) O projeto “A Dinâmica dos Fluxos de Financiamento dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento no Brasil (1990-2012), prevê duas vagas para auxiliar de pesquisa: uma para graduando, com atuação presencial na unidade do Instituto no Rio de Janeiro, e uma para doutor, neste caso, não presencial. As inscrições se encerram em 16 de abril.
Instituição: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Contato: As bolsas de pesquisa serão concedidas por um ano. Interessados deverão acessar o site, conforme o interesse:
Chamada Pública nº 23/2013 – Projeto “Estoque de capital da economia brasileira, 1940-2010
Chamada Pública nº 22/2013 – Projeto “A Dinâmica dos Fluxos de Financiamento dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento no Brasil (1990-2012)”

 


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.