Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Concursos e Processos Seletivos

Cargo:10 vagas para Professores Substitutos e Temporários de várias áreas, entre elas para Geografia (2), Análise e Processamento de Dados (1) e Mecanização, Motores e Máquinas Agrícolas/Comercialização Agrícola.
Instituição: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Local: São Luís (MA)
Contato:
Interessados em participar do processo de seleção simplificado devem realizar inscrição até o dia 20 de dezembro. Para mais informações, o edital pode ser acessado aqui.

Cargos: As vagas para nível superior estão distribuídas entre engenheiro civil (17), engenheiro eletricista (3), engenheiro de agrimensura (2), engenheiro agrônomo (1), engenheiro de segurança do trabalho (1), engenheiro de meio ambiente e saneamento (2), arquiteto – arquitetura e urbanismo (8), técnico de nível superior – administração (4), técnico de nível superior – arquivologia (1), técnico dn Nível superior – assistência social (1), técnico de nível superior – biblioteconomia (1), técnico de nível superior – biologia (1), técnico de nível superior – ciências contábeis (2), técnico de nível superior – comunicação social (2), técnico de nível superior – economia (1), técnico de nível superior – geografia (2), técnico de nível superior – geologia (1), técnico de nível superior – história (1), técnico de nível superior – informática (3) e eécnico de nível superior – psicologia (1). Já as vagas para nível médio são para assistente administrativo (27). Além disso, há vagas também para profissionais com nível técnico em estradas (16), técnico em edificações (19), técnico em informática (2), técnico em segurança do trabalho (1), técnico em eletricidade (4) e técnico em agrimensura (2).
Instituição: Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap)
Locais: Várias cidades do Estado de Minas Gerais (MG)
Contato: As inscrições estarão abertas entre as 9h do dia 14 de janeiro de 2014 e às 23h59 do dia 13 de fevereiro de 2014, através do site www.fumarc.com.br. Para mais informações confira o edital de abertura.

Cargos: Vagas para técnicos em agrimensura, geoprocessamento, cartografia ou agrícola e informática. Além disso, segundo o edital, há vagas para profissionais com nível superior completo em engenharia de agrimensura ou engenharia cartográfica, engenharia agronômica, ciências contábeis e tecnologia da informação.
Instituição: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)
Local: As vagas estão distribuídas para os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Brasília e Maranhão.
Contato: Para participar do concurso deve-se preencher formulário contido no endereço eletrônico inscricao.universa.org.br, entre os dias 13 de novembro e 16 de dezembro de 2013, com limite das 20h do último dia. Para mais informações, clique aqui para acessar o edital.

Cargo: 130 vagas para professor. As oportunidades são nas áreas de administração, arte, ciência e tecnologia de alimentos, ciências biológicas, contabilidade, controle e processos industriais, design gráfico, didática – pedagogia, economia, educação física, eventos, filosofia, física, geografia, geoprocessamento, história, informática aplicada a gestão e negócios, informática básica, infraestrutura, legislação, libras, língua francesa, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, matemática aplicada a gestão e negócios, probabilidade e estatística, medicina veterinária, mineração, mineração e geologia, morfologia, fisiologia, bioquímica e nutrição, pesca e navegação marítima, petróleo e gás e mineração, programação, psicologia, química, recursos pesqueiros, redes de computadores, secretariado, segurança do trabalho, sociologia, antropologia, telecomunicações, entre outros.
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
Local: João Pessoa (PB)
Contato: Interessados podem se inscrever até o dia 30 de novembro pelo site www.ifpb.edu.br. A taxa de participação é de 60 reais.

Cargo: 704 vagas para Professor com carga de 16h semanais que estão distribuídas pelas seguintes disciplinas: Artes (98), Biologia (13), Ciências (52), Educação Física (18), Filosofia (249) História (22), Inglês (140), Francês (4), Espanhol (16), Sociologia (84) e Disciplinas Pedagógicas (8). As 696 vagas para Professor 30h são destinadas às disciplinas de Português (109), Física (169), Geografia (66), Matemática (313) e Química (39).
Instituição: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: As inscrições devem ser realizadas até o dia 8 de dezembro de 2013, pelo site www.ceperj.rj.gov.br.

Cargos:
1) Nível fundamental: as vagas para nível fundamental estão distribuídas para os seguintes cargos: agente de saneamento ambiental (100), motorista operador de equipamentos automotivos (32), oficial de manutenção – caldeiraria (2), civil (5), elétrica (32), eletroeletrônica (1), hidráulica (1), mecânica (36) e soldador (4).
2) Nível médio/técnico: As vagas para nível médio/técnico são para atendente a clientes (2), técnico em gestão (92), controlador de sistemas de saneamento (1), técnico de segurança do trabalho (7), técnico em gestão – informática (8), técnico em sistemas de saneamento – agrimensura (13), edificações (59), eletromecânica (2), eletrônica e instrumentação (3), eletrotécnica (21), hidráulica (3), mecânica (17), química (24), meio ambiente/saneamento (36) e saneamento (11).
3) Nível superior: de acordo com o edital, há vagas de nível superior para advogado (13), biólogo (5), enfermeiro do trabalho (1), engenheiro de agrimensura (1), engenheiro ambiental (5), engenheiro civil (29), engenheiro elétrico (6), engenheiro mecânico (2), engenheiro mecatrônico (1), engenheiro químico (4), engenheiro de segurança do trabalho (2), médico do trabalho (3), tecnólogo em construção civil – edifícios (1), hidráulica (2) e pavimentação (1), saneamento ambiental (4) e sistemas (1), analista de gestão com formação nas áreas de: administração de empresas (16), contabilidade (2), economia (4), serviço Social (2) e sistemas (7).
Instituição: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)
Local: Diversas cidades do Estado de São Paulo
Contato: As inscrições ficarão abertas no período entre às 10h do dia 14 de novembro de 2013 até às 14h do dia 13 de dezembro de 2013 e deverão ser efetuadas no site www.concursosfcc.com.br. Os candidatos devem preencher o requerimento de inscrição e pagar a taxa de 75 reais para concorrer aos cargos de nível superior, de 62 reais para médio e de 52 reais para fundamental. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargo: Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I. (nível superior com mestrado). As vagas se dividem em três áreas de conhecimento: Demografia, Estatística e Organização e Gestão do Território, e exigem exigem titulação mínima de mestre. As remunerações variam entre 7.047,38 e 8.907,45 reais, de acordo com a titulação dos aprovados. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, que podem ser distribuídas de segunda a sexta-feira, inclusive no turno da noite, e aos sábados, no turno da manhã.
Instituição: ENCE
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: As inscrições poderão ser feitas de 29 de outubro a 28 de novembro pelo site www.ence.ibge.gov.br/concurso2013, onde será disponibilizado o edital na íntegra. A taxa de inscrição será de 140,00 reais. O edital desta seleção e também dos outros três concursos em andamento para o IBGE podem ser consultados no portal do IBGE.

Cargos: 91 vagas distribuídas entre os cargos de assistente administrativo e assistente técnico, para nível médio, e analista administrativo, analista de desenvolvimento urbano e regional, analista de geomática e analista jurídico, para nível superior. As remunerações iniciais são de 2.619 reais para o nível médio e de 3.734 para nível superior. Além disso, a instituição oferece como benefícios: auxílio alimentação, assistência médica, seguro de vida em grupo, auxílio funeral, auxílio creche para funcionárias e vale transporte.
Instituição: Emplasa
Local: As vagas oferecidas são para São Paulo, Capital, e distribuídas nas Unidades da Emplasa
Contato: O concurso público será realizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Fundação Vunesp) e as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo site da Vunesp, das 10 horas de 21 de outubro às 16 horas de 29 de novembro. Para mais informações acesse o edital do concurso da Emplasa.

Cargos: Autorizado concurso para com 20 vagas para analista administrativo; 168, para técnico administrativo; 53, para técnico ambiental; e 30 para analista ambiental.
Instituição: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Local: Não informado
Contato: O prazo para publicação dos editais de abertura dos concursos públicos é de até seis meses a partir do último dia 4 de novembro. As portarias que autorizam a realização do concurso estão disponíveis na edição do Diário Oficial da União (DOU) número 241, datada de segunda-feira, 04 de novembro.

Licitação: Empresa especializada para atualização, georreferenciamento e geoprocessamento de cadastro de logradouros e cadastro imobiliário e econômico da zona urbana, digitalizando em plataforma CAD, alimentando a cartografia existente, de forma a subsidiar as atividades de planejamento e de administração tributaria.
Instituição: Prefeitura Municipal de Santo Amaro (BA)
Local: Santo Amaro (BA)
Contato: A licitação ocorrerá em 13 de dezembro de 2013, sendo que o edital pode ser solicitado pelo telefone (75) 3241-8420, bem como pelo email copel.pmsa@gmail.com. Fonte: Instituto Geodireito

Licitação: Empresa especializada em iluminação para realizar os serviços de manutenção, georreferenciamento, eficientização e de ampliação da rede de iluminação publica, incluindo o fornecimento de materiais, de acordo com as especificações e critérios estabelecidos em edital.
Instituição: Prefeitura Municipal de Catalão (GO)
Local: Catalão (GO)
Contato: A licitação ocorrerá em 20 de dezembro de 2013, sendo que o edital pode ser solicitado pelos telefones (64) 3441-5000 ou 3441-5061, bem como pelo email licitacao@catalao.go.gov.br. Fonte: Instituto Geodireito

Licitação: Empresa especializada em serviços de georreferenciamento de redes de água e clientes, para o programa de redução de perdas de água na região metropolitana de Belo Horizonte.
Instituição: Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)
Local: Minas Gerais (MG)
Contato: A licitação ocorrerá em 7 de janeiro de 2014, sendo que o edital pode ser identificado pelo site www.copasa.com.br. Fonte: Instituto Geodireito

Licitação: Empresa para o geoprocessamento de dados, com fornecimento de imagens via satélite da área urbana da cidade, com fotos dos imóveis, área verde, cadastramento da base cartográfica digital da cidade de bastos com a finalidade de recadastramento imobiliário e gerenciamento de dados urbanos atualizados, bem como o desenvolvimento e implantação de sistemas de informações geográficas por meio de programa informatizado com treinamento e suporte técnico aos usuários de sistemas de informações a serem implantados.
Instituição: Prefeitura Municipal de Bastos (SP)
Local: Bastos (SP)
Contato: A licitação ocorrerá em 5 de dezembro de 2013, sendo que o edital pode ser solicitado pelo telefone (14) 3478-9800 ramal 906, bem como pelo site www.bastos.sp.gov.br. Fonte: Instituto Geodireito

Licitação: Serviços técnicos de engenharia especializada em cartografia e geoprocessamento para mapeamento e medição de estradas rurais por meio de tecnologia GPS.
Instituição: Prefeitura Municipal de Cascavel (PR)
Local: Cascavel (PR)
Contato: A licitação ocorrerá em 5 de dezembro de 2013, sendo que o edital pode ser solicitado pelo telefone (45) 3321 2271, bem como pelo email compras@cascavel.pr.gov.br. Fonte: Instituto Geodireito

Licitação: Serviços especializados de engenharia para a execução de levantamento aerofotogramétrico, elaboração de produtos cartográficos, implantação de rede de referencia cadastral municipal, levantamento cadastral imobiliário e implantação de sistema de geoprocessamento.
Instituição: Prefeitura Municipal de Içara (SC)
Local: Içara (SC)
Contato: A licitação ocorrerá em 23 de dezembro de 2013 e o edital pode ser solicitado pelos telefones (48) 3431-3502 e (48) 3431-3539, pelo email comunicacaopmicara@gmail.com  ou pelo site http://www.icara.sc.gov.br. Fonte: Instituto Geodireito

Oportunidades

Licitação: Empresa para prestação de serviços de formação de base de dados georreferenciados e fornecimento de solução SIGM – Sistema de Informações Geográficas Municipal.
Instituição: Prefeitura Municipal de Guanhães (MG)
Local: Guanhães (MG)
Contato: A licitação ocorrerá em 6 de dezembro de 2013 e o edital pode ser solicitado pelo telefone (33) 3421-1501, bem como pelo site http://www.guanhaes.mg.gov.br/. Fonte: Instituto Geodireito

Licitação: Empresa para execução de um cadastro imobiliário digital com base em geoprocessamento.
Instituição: Prefeitura Municipal de Osório (RS)
Local: Osório (RS)
Contato: A licitação ocorrerá em 23 de dezembro de 2013 e o edital pode ser solicitado pelo telefone (51) 3663-8228, pelo email licitaosorio@yahoo.com.br ou pelo site http://www.licitacoes-e.com.br. Fonte: Instituto Geodireito

Bolsa: 2 bolsas para pós-doutorado em Ciência do Solo na ESALQ/USP na área de Mapeamento Digital de Solos e Espectroscopia de Solos do Brasil.
Instituição: ESALQ/USP
Local: Universidade de São Paulo (USP)
Contato: Interessados devem se inscrever até o dia 15 de dezembro. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Bolsa: O Projeto Temático “Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo”, apoiado pela Fapesp, tem três oportunidades de Bolsa de Pós-Doutorado. Será oferecida uma bolsa para cada linha de pesquisa sugerida. São elas: “As redes de eletrodomésticos em seis cidades médias brasileiras: pautas de distribuição espacial, evolução recente e importância do comércio eletrônico”, “Novos padrões de consumo imobiliário e estratégias das empresas incorporadoras em cidades médias: Londrina, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto” e “A sociedade do consumo nas cidades médias brasileiras: os novos hábitos alimentares e seus espaços de consumo”. Para participar do processo seletivo, os interessados devem enviar um texto com informações sobre a relação entre a sua formação como pesquisador e o projeto de pesquisa em desenvolvimento, o Curriculum Vitae (plataforma Lattes) e a tese de doutorado. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Local: Presidente Prudente (SP)
Contato: As inscrições devem ser encaminhadas aos cuidados de Renata Sakurai, pelo e-mail gasperr@fct.unesp.br. Outras informações podem ser obtidas com as coordenadoras do projeto Maria Encarnação Beltrão Sposito  (mebsposito@gmail.com) e Eda Maria Góes (eda@fct.unesp.br). A data limite para inscrições é 20 de dezembro de 2013. Mais informações sobre a oportunidade: http://www.fapesp.br/oportunidades/499.

Bolsa: 50 bolsas para professores que desejam trabalhar em Timor-Leste. Podem se candidatar professores das redes públicas da educação básica, estudantes de cursos de pós-graduação e professores de instituições de ensino superior. As bolsas são oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Do total de bolsas, 44 são de estágio docente, com auxílio mensal de 2.100 euros; há até seis vagas na modalidade articulador pedagógico, com bolsa de 2.300 euros mensais. Nesta edição do programa, o edital relaciona seis áreas prioritárias no quesito de formação dos educadores – biologia, física, geografia, geologia, matemática e química, seguidas de antropologia, ciências da computação, comunicação, educação, filosofia, história, psicologia e sociologia. A seleção abrange também educadores de letras e linguística, formação de professores da educação básica e ensino de língua portuguesa.
Instituição: Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP)
Local: Timor-Leste
Contato: Conforme o calendário descrito no edital, as atividades no Timor Leste terão início a partir de março de 2014. A permanência no país será de seis a 18 meses. Para mais informações confira o Edital nº 76/2013.

Bolsa: Duas vagas de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto (PGSER). A oportunidade faz parte do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, regulamentado pela portaria nº 86/2013. Os requisitos mínimos, procedimentos para inscrição e as informações sobre documentação e plano de trabalho, entre outras, podem ser encontradas na chamada disponível aqui.
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Local:
São José dos Campos (SP)
Contato:
Os interessados devem enviar o material, até o dia 29 de novembro, para secpgser@dsr.inpe.br.

Empregos

Cargo: Especialista GIS. Segundo a companhia, os requisitos para esta vaga são: experiência em implementação de soluções baseadas em plataforma GE Smallworld; suporte e liderança técnica de equipes; sólidos conhecimentos em GE Eletric Office, incluindo modelo de dados e GE Design Manager; experiência em desenvolvimento de interfaces com SAP; fortes conhecimentos em Oracle; inglês intermediário a fluente; conhecimento em outros produtos GE tais como: GSA, GSS, SIAS, SBI e PowerOn; conhecimentos em banco de dados VMDS. Além disso, é desejável formação em Engenharia Elétrica (não obrigatório). O candidato irá atuar como líder técnico em projeto de implantação de solução utilizando plataforma de produtos GE Smallworld. Irá liderar equipe de desenvolvimento, realizando a coordenação de atividades da equipe e suportando-a tecnicamente. Deverá elaborar e validar especificações técnicas, ser capaz de discutir soluções para atender aos negócios do cliente, acompanhar testes, garantir a qualidade dos entregáveis de sua equipe. Responderá ao gerente de projeto e deverá mantê-lo informado de todas as questões técnicas relevantes que ofereçam risco ao bom andamento do projeto.
Empresa: CGI
Local: Berrini (SP)
Contato: A contratação conta com um atraente pacote de benefícios. Interessados devem enviar currículo, com pretensão salarial, para amanda.cardial@cgi.com.

Cargo: Pesquisador de Campo. Segundo a empresa, esta vaga será preenchida por estudantes ou formandos nas áreas de engenharia, geografia, saúde, sociologia, serviço social (não é preciso experiência). O profissional será responsável pelo levantamento de dados de pesquisa em campo. Com início imediato, a vaga é para contrato temporário e conta com benefícios de vale transporte e refeição.
Empresa: Unidesk – Consultoria e Informática Ltda
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados em participar do processo de seleção devem enviar currículo para vagas@unidesk.com.br, com o assunto: Currículo – Pesquisador de Campo.

Cargo: 15 vagas abertas. As oportunidades estão divididas em quatro áreas: 1 vaga de assistente de prospecção, 1 de analista de soluções, 3 para Pessoas com Deficiência (PCD) e 10 de analista de negócios. As contratações visam ampliar o quadro da unidade, em franca expansão. Fundada em 2005 com apenas 18 funcionários, a TOTVS Brasília tem hoje mais de cem colaboradores e atende a empresas nos dez segmentos de atuação da TOTVS: Agroindústria, Construção e Projetos, Distribuição e Logística, Educacional, Financial Services, Jurídico, Manufatura, Saúde, Serviços e Varejo. O crescimento no número de colaboradores e clientes motivou a mudança da equipe para um novo escritório em outubro.
Empresa: TOTVS
Local: Brasília (DF)
Contato: Os interessados em participar da seleção devem encaminhar email para rh.df@totvs.com.br  ou se cadastrar no site da empresa: http://www.totvs.com/trabalhe-conosco. A companhia oferece remuneração compatível com o mercado e benefícios.


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO por 1 ano com 50% de desconto e ganhe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!