O Google lançou na última quinta-feira (27/2) o Google Maps Gallery, uma extensão do Programa de Dados Públicos do Google Maps, anunciado em outubro passado. A nova galeria tem como objetivo mostrar mapas das organizações que o Google tem parceria, como National Geographic, Banco Mundial, Serviço Geológico dos EUA, facilitando assim o acesso à vários mapas.

Google lança galeria de mapas disponível online
Novo Google Maps Gallery funciona como um Atlas digital interativo

De acordo com Jordan Breckenridge, gerente de produtos do Google, a ideia por trás do Programa é disponibilizar os mapas e informações geoespaciais que as organizações já possuem. Muitas vezes estes dados não são facilmente encontrados pelo público ou os arquivos estão em formatos de imagens ou PDF. “Não é isso que a maioria dos usuários espera de mapas online hoje. “A intenção aqui é fornecer um atlas digital interativo com conteúdos e mapas à todos no planeta”, disse Breckenridge.

O Programa de Dados Públicos do Google selecionou alguns interessados para receber acesso livre à versão enterprise do Google Maps Engine. Isto facilitou o acesso à “conectores” que permitem importar os dados públicos das organizações dentro do Maps Engine. Alguns dos mapas disponíveis hoje usam esses conectores, enquanto outros apenas apresentam uma imagem de seus mapas existentes como um ‘overlay’ em cima da base de mapas do Google. Os editores permanecem no controle da marca, customização e licenciamento do conteúdo.

A ideia do novo Google Maps Gallery é facilitar o acesso aos mapas. Segundo o Blog oficial do Google Maps, a ferramenta funciona como um Atlas digital de mapas, permitindo ao usuário explorar planos de cidades, mudanças climáticas, acessibilidade de habitação, naufrágios e rotas de evacuação atualizadas, por exemplo.  Breckenridge assume que a maioria das pessoas não vai necessariamente encontrar esses mapas no Gallery, mas através da ferramentas de buscas do Google.

Conheça o novo Google Maps Gallery.

Curso apresenta os produtos Google Geo

A próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Dentre a programação do evento está o Curso Por Dentro dos Produtos Google Geo.

Ofertado no dia 9 de maio0 com duração de 6 horas, o curso terá dois momentos. Durante a manhã será demonstrado o Google Earth Pro, uma ferramenta que fornece um um conjunto de recursos avançados direcionados especificamente a profissionais que precisam de uma ferramenta ágil para análises geoespaciais. No período da tarde será apresentado sobre  Integração do Google Earth Pro com outros produtos Google Geo e sobre o Google Maps Engine Platform.

Para mais informações, programação completa e inscrições, acesse a página do Curso Por Dentro dos Produtos Google Geo.