O Open Geospatial Consortium (OGC), um consórcio internacional que conta com mais de 450 companhias, agências governamentais e universidades, anunciou que está buscando indivíduos e organizações para participarem no desenvolvimento da próxima versão principal do padrão de codificação “City Geography Markup Language” (CityGML) .

De acordo com o OGC, o CityGML é uma estrutura de modelo de dados framework aberto, baseado em padrão de codificação XML para modelagem, armazenamento e troca de modelos. Em 2008, foi adotado pelos membros OGC como um padrão internacional. Além disso, o CityGML está sendo implementado em toda a Europa, Canadá, Oriente Médio e Ásia. Ele foi adotado por vários países, incluindo a Holanda e Alemanha, como um padrão nacional e local de informações geoespaciais em 3D para dados oficiais e adaptado como parte do projeto INSPIRE (Infraestrutura de dados espaciais da União Europeia).

Desde o lançamento do CityGML 2.0, uma série de solicitações de mudanças foi submetida ao OGC. Em junho de 2013, vários requisitos e ideias que norteiam o desenvolvimento de CityGML 3.0 foram reunidos e discutidos em um seminário internacional organizado pela OGC, juntamente com Grupo de Interesse Especial em 3D (SIG 3D). Acesse o link (http://en.wiki.modeling.sig3d.de/index.php/Workshop_Munich_2013) para ver todos os slides da apresentação e da oficina.