A Blackbridge, proprietária da constelação de satélites RapidEye, tem desempenhado um papel fundamental no programa regional de  desenvolvimento do primeiro Mapa Florestal da Costa Rica, disponibilizando imagens de satélites do país,  ajudando as autoridades governamentais a efetivarem o planejamento do uso e conservação dos recursos florestais da Costa Rica do país.

Segundo a empresa, as imagens RapidEye permitiram a identificação de diferentes tipos de biomas,  os quais podem ser identificados com maior precisão e quantificados corretamente, melhorando a qualidade do planejamento de ações sustentáveis de manejo florestal e, assim,  possibilitando localizar as principais áreas, denominadas de “reservatórios de carbono na região”.

“O resultado deste projeto é muito maior do que apenas um mapa das áreas florestais da Costa Rica. Este sucesso permite que o projeto avance globalmente, com mapas adicionais na região, devido ao apoio do programa REDD/CCAD – GIZ. A primeira fase do mapeamento das florestas de Honduras, Guatemala e República Dominicana foram concluídas e outros países logo serão mapeados” declarou o Dr. Lazlo Pancel, da Agência de Cooperação Alemã (GIZ, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).

Este projeto foi desenvolvido pelo Sistema Nacional de Áreas de Conservación (Sinac), Fondo Nacional de Financiamiento Forestal, ambas  unidades do Ministerio de Medio Ambiente, Energía y Telecomunicaciones , e com o apoio técnico e financeiro do programa regional REDD/CCAD – GIZ.