Atualmente os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) são responsáveis pela expansão e desenvolvimento da indústria aeroespacial mundial, com estimativas de grandes investimentos, saindo dos atuais US$ 2,7 bilhões/ano para cerca de US$ 8,3 bilhões/ano até 2015. Os Estados Unidos são o principal produtor e usuário da tecnologia, representando 36,5% das compras em nível mundial, devido ao interesse de suas Forças Armadas, seguidos por Israel (7,9%), França (7,1%), Reino Unido (5,7%) e Rússia (4,4%).

A Associação Internacional de Veículos e Sistemas Não tripulados (AUVSI) possui um relatório com dados bem interessantes sobre o mercado de VANTs para os Estados Unidos e que pode ter semelhanças com o mercado brasileiro devido às dificuldades de regulamentação e os benefícios que os VANTs podem trazer em diversas áreas. O estudo aborda o exemplo do Japão, que iniciou o uso de VANTs no início dos anos 1990, na agricultura, e faz estimativas de crescimento desse mercado nos Estados Unidos.

No estudo, os pesquisadores estimaram as perdas financeiras e da geração de novos empregos em função do atraso na regulamentação do uso de VANTs. Uma das conclusões foi a de que a Agricultura de Precisão (AP) e Segurança Pública são os mercados mais promissores para a tecnologia. Estima-se que esses dois mercados representem 90% das aplicações de VANTs.


Este artigo faz parte da MundoGEO 78, revista que se encontra disponível no Portal MundoGEO. Acesse na íntegra o artigo VANT e Mercado.