Algumas tendências, segundo a Esri, estão mudando a maneira como profissionais de GIS fazem o seu trabalho, permitindo investir mais tempo na análise e aplicação de seus conhecimentos para aplicações específicas, e menos tempo em elaborar e gerenciar seus próprios dados.

Mapa elaborado pelo jornal O Vale em parceria com a Imagem, com a opinião sobre corredores de ônibus em São José dos Campos

Avanços significativos estão sendo feitos no mundo do GIS através de novas tecnologias que estão cada vez mais capazes de mensurar tudo com grande resolução e frequência. Além disso, mais organizações estão disponibilizando os seus dados espacialmente referenciados como serviços na web.

Da mesma forma, os avanços na computação, tecnologias de rede e na web estão aumentando a capacidade de acessar e utilizar dados geoespaciais em qualquer lugar. O WebGIS, por exemplo, está fornecendo uma plataforma promissora para integrar e alavancar todos os tipos de informações georreferenciadas, e os aplicativos (“apps”) estão tornando o GIS amigável e mais acessível para os usuários em vários tipos de organizações.

Assim, o WebGIS está abrindo o mundo da informação geográfica para todos através do uso de mapas na web e apps. Aplicativos simples que permitem aos usuários visualizar, integrar e analisar dados geoespaciais de todos os tipos.

Nesse sentido, a arquitetura de WebGIS da Esri permite que as organizações integrem as suas bases de dados. Portanto, o  ArcGIS Online representa a primeira plataforma completa de WebGIS, projetado para integrar tudo o que Esri e seus usuários já realizaram, capaz de incorporar tecnologias emergentes e tendências geoespaciais.


Esta matéria faz parte da MundoGEO 78, revista que se encontra disponível no Portal MundoGEO. Acesse na íntegra a matéria de capa Construindo um futuro melhor: GIS ao alcance de todos.