A Indra foi premiada com o “Solutions Provider Innovations” no Smart City Excellence Awards do TM Forum, fórum global de transformação digital. A companhia recebeu o prêmio durante a cerimônia Smart City Enfoco, que aconteceu no último 19 de setembro na cidade de Incham (China).

fotonoticia 20170926115728 640 300x225 Indra ganha prêmio de plataforma de IoT mais inovadora para Smart CitiesO júri, integrado por especialistas líderes da indústria e renomados analistas, reconheceu as capacidades da Minsait IoT Sofia2 – a plataforma Internet of Things com capacidades Big Data e Cloud da Minsait da Indra – como uma tecnologia líder a nível global que facilita a transformação das cidades por meio do desenvolvimento de soluções que agregam valor ao cidadão, respondem às necessidades dos negócios de trabalho e impulsionam o desenvolvimento sustentável. A plataforma conta com inúmeros reconhecimentos e é considerada uma referência no setor.

Trata-se do segundo ano consecutivo que o TM Forum premia esta plataforma. Em 2016, a Indra levou o prêmio na categoria “Open Digital Platform of the Year”, que reconheceu as capacidades da Minsait IoT Sofia2 para impulsionar a criação de ecossistemas abertos que desenvolvem a colaboração entre diferentes empresas e organizações. De acordo com o júri, “a Indra demonstrou um consistente esforço para criar um modelo de negócio de plataforma que ajuda cidades a oferecerem serviços significativos, convidando terceiros a inovar dentro do seu ecossistema”.

O júri analisou conhecidos casos de sucesso da solução Smart Cities da Indra baseados na Minsait IoT Sofia2, como a plataforma urbana que atua como “cérebro da cidade” nas cidades de La Coruña e o projeto que está sendo desenvolvido com a Ecoembes no âmbito de Smart Waste para otimizar seu modelo de gestão de embalagens, papel e papelão em todo o território nacional; ou os pilotos desenvolvidos em no CPSE LABS y Evacuate, dois relevantes projetos de inovação europeus.

Por outro lado, a Indra assinou, durante o evento, o manifesto “City As a Platform”, uma iniciativa promovida pelo TM Forum que coleta uma série de princípios estabelecidos para garantir o uso de padrões abertos que facilitem a criação de um modelo de plataforma de cidade aberta, flexível e interoperável.

O TM Forum Smart City Excellence Awards tem como objetivo reconhecer os fornecedores de serviços e soluções globais que fazem contribuições significativas para avançar nas melhorias práticas e padrões para o benefício de toda a indústria e os ecossistemas digitais.

Benefícios

No âmbito das cidades e os territórios inteligentes, a Minsait IoT Sofia2 constitui a base da solução de Smart Cities da Indra cuja missão é conseguir a gestão inteligente dos diferentes serviços e soluções da cidade por meio de uma operação mais eficiente, o acompanhamento e controle dos resultados conseguidos e a otimização dos serviços públicos prestados.

O projeto Coruña Smart City, uma referência na implementação de Smart Cities, propôs a implantação da Minsait IoT Sofia2 para a gestão de forma integrada de todos os serviços da cidade galega e consolidou-se como uma grande referência mundial neste âmbito. Alguns indicadores: a irrigação inteligente nos parques teve uma economia de água de 25%, os edifícios públicos conectados reduziram em torno de 20% seu consumo de energia e houve uma melhora da gestão da água, que reduziu seu consumo em mais 20%.

Por outro lado, a Indra está colaborando atualmente com a Prefeitura de Logroño para desenvolver o projeto de transformação da cidade por meio da implantação da Minsait IoT Sofia2, junto a diversas soluções de âmbito vertical.

Também é relevante a contribuição da plataforma para o projeto de transformação digital que a Indra está desenvolvendo para o Servicio Nacional de Aprendizaje de Colombia (SENA). Conforme um primeiro estudo sobre 28 sedes do SENA, as economias poderiam sugerir uma redução em torno de 25% no caso da conta de energia.

A plataforma tecnológica Minsait IoT Sofia2 também facilitou a construção de soluções de alto conteúdo inovador no âmbito das cidades inteligentes por meio de importantes programas de inovação europeus. Destaque, por exemplo, para o projeto de I+D Cyber Physical Systems Engineering (CPSE) Labs, que contemplou, entre outras coisas, o desenvolvimento de um sistema de gestão inteligente da água, capaz de reduzir em até 40% o consumo.

Por outro lado, a plataforma também permitiu reduzir entre 25 e 56% os tempos de evacuação de grandes infraestruturas em situações de emergência durante o projeto e-Vacuate. Os pilotos foram realizados no estádio de futebol de Anoeta e o no Metrô de Bilbao (Espanha), no aeroporto de Atenas e em um cruzeiro na costa francesa.