A presidente (ou presidenta, como ela prefere ser chamada) Dilma não cedeu às pressões do seu partido por um nome político e escolheu um técnico para substituir Aloizio Mercadante no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Mercadante fora da Ciência e Tecnologia
Mercadante sai da Ciência e Tecnologia e vai para Educação

O novo ministro será Marco Antonio Raupp, atual presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), graduado em física pela Universidade do Rio Grande do Sul e PhD em matemática pela Universidade de Chicago.

O que é novidade na verdade deveria ser uma regra: especialistas em suas áreas sendo nomeados como ministros, devidamente assessorados por profissionais capacitados para as questões administrativas e políticas.

Que tal um médico no Ministério da Saúde, um professor na pasta da educação e assim por diante? A escolha de um técnico para a Ciência e Tecnologia é um passo adiante, porém sabe para onde vai o “mestre” Mercadante? Para o Ministério da Educação!

Raupp na Ciência e Tecnologia
Marco Antonio Raupp assume a Ciência, Tecnologia e Inovação

O nome de Raupp se impôs pelo perfil técnico: foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e já comandou o Parque Tecnológico de São José dos Campos. Em dezembro de 2010 assumiu a AEB e priorizou três projetos: o lançamento do foguete ucraniano Cyclone a partir  da base de Alcântara (MA); o desenvolvimento do satélite geoestacionário de comunicações; e a concepção do foguete brasileiro VLS.

Raupp já foi presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um reduto de excelência em tecnologia geoespacial.