Curitiba Digital
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba começou a vender um CD-Rom Curitiba Digital com o mapa de ruas da cidade, com nomes oficiais, elaborado a partir da base cartográfica . O mapa pode ser usado para ver ou consultar informações e como apoio para lançamento de mapas temáticos, por softwares CAD ou GIS, que reconheçam os formatos gráficos DXF (padrão), SEQ (MaxiCAD) e DWG (AutoCAD Map R2).Dados alfanuméricos estão nos formatos TXT e MDB (Acess 97). A consulta é feita digitando o nome da rua (sem digitar alameda, avenida, rua, etc.) na tela Pesquisa de Rua. Ou então, com a opção Qualquer Texto, digitar parte do nome do logradouro.

O mapa das ruas contém coordenadas UTM/SAD 69, divisas de bairros, quadras, nome oficialdas ruas, localização de parques, bosque, rodovias, ferrovias, terminais de transporte, linhas de transmissão de enrgia, prédios, viadutos, trincheiras, polígonos de regionais administrativas, escolas, hospitais, nomes de pontos terminais de ônibus e de bairros.

O usuário pode ainda acessar dados como código postal e bairro a que pertece a quadra que aparece na tela do computador. Cada quadrícula, em arquivo BMP, pode ser copiada com o Windows Explorer.

O mapa de ruas foi produzido sobre um base de referência a partir da compilação de cartas em escala 1:2.000, 1:5.000 e 1:10.000, digitalizadas pelo IPPUC, cobrindo cerca de 2/3 do município e as demais á reas a partir de cartografia digital em 1:2.000. A atualização é feita com inclusão de novos loteamentos aprovados pela Prefeitura de Curitiba.O preço do CD é de R$220. Informações (041) 352-1414.

Base de Dados em Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos está dispondo ao público em todo o Brasil cópias em papel A0 de sua base cartográfica digital "Diagnóstico Municipal". As cartas em escala 1:3.000 e 1:10.000 retratam o uso do solo e perfil da população de 47 bairros da cidade, com dados cadastrais, de infra-estrutura, equipamentos comunitários e de lazer. A base de Guarulhos é produto do Sistema de Informações Georreferenciadas (SiGeo), que começou a ser implantando em 1994. A base foi gerada em 1:1.000, 1:10.000 e 1:35.000, agregando dados do IBGE e de uma pesquisa socioeconômica desenvolvida pela Secretaria de Planejamento de Guarulhos. Custo das cópias variam conforme a solicitação e devem ser encomendadas pelo telefone (011) 6468-0011, ramal 2137.

Colaborações e informações para a seção + Dados devem ser enviadas para a Revista InfoGEO Espaço Geo Editora- Rua Desembarbador Hugo Simas, 1231 Escritório 03 Bom Retiro Curitiba PR CEP 80.520-250 ou pelo email infogeo@espacogeo.com.br