Evento que aborda as geotecnologias cresce e abre espaço para brasileiros

Orlando, na Flórida, foi escolhida para ser a sede do segundo Cesii Congresso Executivo de Sistemas Integrados de Informação. O encontro, que foi realizado pela primeira vez em Miami, em 1.998, pretende reunir anualmente importantes executivos de Tecnologia de Informação de todas as Américas.

O Congresso, que dura cinco dias, apresenta várias tecnologias de referenciamento espacial e dá destaque especial para os Sistemas de Informações Geográficas. Além de palestras sobre o assunto, o GIS estará presente em vários dos Painéis promovidos pelo encontro. Também na Feira, que reúne empresas de Tecnologia norte-americanas, caribenhas e latino-americanas, muitos produtos de geotecnologias estarão sendo demonstrados por empresas como Bentley, Autodesk, Intergraph e MapInfo.

O Brasil esté presente no Cesii 99 tanto no Congresso quanto na Feira. Vários palestrantes do país tiveram seus trabalhos aceitos pela comissão organizadora do Congresso. Entre eles, estão Carlos Gonzaga, do projeto SIVAM Sistema de Vigilância da Amazônia, os técnicos da pernambucana HD Sistemas ("Geotecnologia aplicada ao Planejamento através da Internet") e membros da IBIS Tecnologia e Informação ("GIS Telecom – Um Caso de Sucesso na Gerência de Rede Externa"). Na Feira, empresas brasileiras estão entre os patrocinadores e expositores do Cesii 99. Uma delas é a Engesat, distribuidora de imagens de satélites sediada em Curitiba.

Oscar Arias, ex-presidente da Costa Rica e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, esteve presente no Cesii98

Melhorias
O Cesii 98 reuniu mais de 250 líderes de Tecnologia da Informação das Américas. De acordo com Martha Gorman, uma das organizadoras do evento, "o foco imediato do Cesii 98 esteve no encorajamento que foi feito à indústria e ao setor público latino americano e caribenho para deixar no passado tecnologias intermediárias ineficientes e entrar direto no século XXI criando sistemas integrados de informação. A infra-estrutura da informação precisa acompanhar a nova infra-estrutura física que está sendo construída nesta região.

Os participantes puderam ver outros projetos bem sucedidos de integração de sistemas de informação latino americanos, norte-americanos e europeus e conhecer seus coordenadores". Segundo Martha, a importância do evento está no fato de que "o intercâmbio de idéias, experiências e soluções que aconteceu no Cesii 98 vai contribuir para a construção de uma infra-estrutura cada vez mais importante na América Latina e no Caribe".

Para este ano, a Black & Gorman, empresa promotora do Cesii, preparou mais algumas atrações especiais. Uma delas é o "e Center"patrocinado pela Xerox, pela VisualCom e pela IBM. Este dispositivo de comunicação permitirá que os participantes do evento leiam dados biográficos de todas as pessoas presentes no Congresso e entrem em contato com quem for de seu interesse por e-mail ainda durante o Cesii.

Isto foi feito para que a integração e o intercâmbio de idéias entre os participantes possa ser o maior possível. Outra novidade é o "Xerox On-Demand Print Center"que vai possibilitar aos membros do Cesii 99 imprimir sua própria versão dos anais do Congresso.

Quem quiser saber mais sobre o cesii deve escrever para cesii@cesii.com ou visitar www.cesii.com.