O Brasil vai ganhar este ano um novo mapa fundiário, resultado da implementação do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR), criado pela Lei 10.267 de 2001. O governo federal investirá 10 milhões de reais para implementar o CNIR.

A idéia do cadastro nacional é unificar as informações dos registros rurais dos estados e municípios com as do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O objetivo é criar uma base única de dados sobre a ocupação do território brasileiro e tornar as informações disponíveis na internet.

A base cadastral reunirá os elementos necessários ao trabalho de ordenamento fundiário. Com essas informações, o Incra poderá planejar e executar de forma sistemática as ações de desconcentração fundiária, democratização do acesso à terra, combate à grilagem e fiscalização do uso da propriedade rural.

Segundo a assessoria do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a expectativa do Incra é que em três meses esteja pronto um esboço do banco de dados, que já poderá ser acessado.

5,2 milhões de propriedades rurais estão atualmente registradas. Este número corresponde a somente 60% do território brasileiro