O Consórcio Latino, formado por empresas do Brasil, Espanha e Colômbia, venceu uma concorrida licitação promovida pela Agência Espacial Européia (ESA) e será o Centro de Informações do Galileo – novo sistema de posicionamento por satélite, similar ao GPS – para a América Latina.

O principal objetivo do Centro é divulgar oficialmente o novo projeto através de um portal na internet em três idiomas, newsletters, workshops, cursos, eventos, concurso de pesquisas, entre outras ações. Outra finalidade importante é criar uma rede de relacionamento entre empresas ligadas à tecnologia e suprir a sociedade latino-americana de informações sobre o sistema.

A MundoGEO é uma das encarregadas pela manutenção do novo portal, que deverá ser lançado em março. “Vamos disponibilizar informações para profissionais, estudantes, imprensa, empresas interessadas em participar do projeto e para a sociedade em geral”, diz o diretor Emerson Granemann. Além da editora brasileira, mais três instituições participam do consórcio: a empresa espanhola Pildo Consulting S.L.; o Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para América Latina e Caribe (CRECTEALC), instituição afiliada às Nações Unidas e a companhia colombiana SIS GNSS S.A.

A sede do Centro será no CRECTEALC, que funciona nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos.