A regularização fundiária dos imóveis rurais localizados nas glebas públicas federais do Pará está sendo realizada desde o dia 21 de agosto, em trabalho conjunto do Exército com o INCRA.
O objetivo é georreferenciar cerca de três milhões de hectares nas regiões nordeste e oeste do estado. Estarão envolvidos na operação aproximadamente 600 técnicos, entre militares e servidores do INCRA, que irão focar os trabalhos na área de influência da rodovia BR-163 (Santarém-Cuiabá) e em três glebas situadas no nordeste paraense.
De acordo com a Diretoria Nacional de Ordenamento da Estrutura Fundiária do INCRA, a meta é permitir a identificação precisa e a conseqüente destinação das terras públicas ao assentamento de famílias sem-terra, realizar a regularização dos posseiros que vivem da agricultura familiar e combater a grilagem nas terras pertencentes à União.
Ao mesmo tempo, o trabalho visa contribuir para a retirada de ocupantes irregulares de lotes dentro dos Projetos de Assentamento e também para o combate a práticas ilícitas comuns em áreas não regularizadas, como os crimes ambientais e o cultivo de entorpecentes.