Os últimos dias foram movimentados nas listas e nos fóruns na internet. Diferenças entre geodésia e geodesia, engenheiro cartógrafo e cartográfico, bacharelado acadêmico e profissional foram amplamente discutidas.

Engenheiro Cartógrafo x Engenheiro Cartográfico

Uma discussão iniciada na lista Abec-SP trouxe à tona um assunto que é constantemente debatido nos cursos de graduação de engenharia cartográfica: o profissional formado nesta modalidade é um engenheiro cartógrafo ou um engenheiro cartográfico?

O mais usual é o termo engenheiro cartógrafo. Porém, etimologicamente falando, engenheiro cartográfico seria o mais correto. Cartógrafo deveria ser usado apenas como substantivo.

No entanto, a maioria concorda que o mais apropriado é engenheiro cartógrafo, assim como existe o médico cardiologista e o advogado criminalista.

Enfim, quem não é da área usa as regras gramaticais e deduz que o correto é engenheiro cartográfico, enquanto os profissionais continuam usando o termo engenheiro cartógrafo.

Geodésia x Geodesia

A discussão sobre cartógrafo x cartográfico puxou outra dúvida: o certo é geodésia ou geodesia (sem acento)?

Na literatura, as duas terminologias estão corretas e constam nos dicionários. Mas então, de onde vêm as duas versões para a mesma palavra?

Segundo uma versão, esta é apenas uma questão de tradução. Quem utilizava o termo geodésia vinha da “escola francesa”, ou seja, foram aqueles que tiveram sua formação cartográfica na França, onde o termo correto é géodésie. Já o termo geodesia veio da “escola americana”, onde o termo é geodesy.

Bacharelado Acadêmico x Bacharelado Profissional

Esta é uma discussão freqüente nas listas da área de geografia, que vem a reboque da polêmica em torno da Resolução 1.010 do Confea. As atribuições de quem faz licenciatura são bem definidas, mas a dúvida é: afinal, o bacharel se forma para quê?

Um participante da lista geografia postou um comentário bem-humorado sobre este assunto: “mesmo que me tachem de a Bebel da geografia, eu quero é ganhar dinheiro, eu quero é o meu lugar no calçadão da geografia!”

Segundo ele, existe no mundo acadêmico uma alienação, na qual os alunos são levados a ter escrúpulos com relação ao trabalho remunerado. Só é digno o profissional que presta serviços gratuitos, em nome da ciência. Esse pensamento não é visto em cursos como medicina, engenharia, direito, etc., mas somente em algumas áreas como geografia, sociologia, entre outros.

Sociedade Brasileira de Cartografia x Desconhecimento

Um grande desconhecimento sobre a Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) pode ser constatado mesmo dentro da própria área. Uma enquete feita no Portal MundoGEO mostrou que apenas 17% dos que votaram conhecem a SBC e sabem quais as suas funções.

Edmilson Volpi, moderador da lista Abec-SP, fez um resumo sobre a SBC: o principal objetivo da Sociedade é o desenvolvimento dos estudos e pesquisas no campo da cartografia, congregando pessoas e entidades que se dediquem ou se interessem pelos temas cartográficos, em busca da cooperação entre os diversos setores de atividade e um intercâmbio de dados e informações para a geração e disseminação do conhecimento.

A SBC é uma sociedade reconhecida como de utilidade pública, portanto está a serviço de pessoas e entidades que se dedicam ou se interessam pelos assuntos cartográficos, geodésicos, fotogramétricos ou de sensoriamento remoto. Assim, ela está a serviço de cartógrafos, geógrafos, agrimensores, geólogos e outros profissionais ou entidades que atendam às definições acima.