Pioneiro do GPS, Javad Ashjaee fundou em 1.998 sua nova empresa, que vem criando novas referências em sistemas de posicionamento

Javad Ashjaee fundou a JPS (Javad Positioning System) em 98 para, segundo ele, produzir hardwares e softwares para posicionamento baseados em "uma arquitetura totalmente nova". Hoje, menos de dois anos depois, ele conta com uma equipe de especialistas altamente qualificados, desenvolvendo receptores, antenas e softwares de design diferenciado para aplicações de alta precisão, como geodésia e GIS, que podem trabalhar tanto com o sistema GPS (americano) quanto com o GLONASS (russo). Ele afirma ainda ter uma companhia bem sucedida tanto técnica quanto financeiramente. Para chegar até esse ponto, o PhD em engenharia elétrica formado pela Universidade de Iowa e professor universitário no Irã (sua terra Natal) começou trabalhando na pioneira Trimble, em 1981. Depois, em 1987, abriu a Ashtech, com um investimento de 2 milhões de dólares da SAGEM, multinacional francesa que fabrica produtos de tecnologia de ponta. Em 93, estabeleceu uma subsidiária da Ashtech na Rússia, que desenvolveu uma série de produtos integrados GPS/GLONASS. Com as mudanças no controle acionário da empresa, em 97, abandonou sua direção, e passou então a se dividir entre escritórios em Moscou (Rússia) e no Vale do Silício, na Califórnia, criando a forma de desenvolver tecnologia e fazer negócios que o trouxe de volta à ponta da fabricação de GPS.

Javad Ashjaee

infoGEOO sistema Javad de posicionamento global oferece hoje um receptor GPS/GLONASS que é considerado por alguns como o melhor receptor deste tipo. Como você vê o futuro do sistema GLONASS?
Javad Ashjaee – Como nós apresentamos na detalhada especificação técnica de nosso produtos em nosso website (www.javad.com), nós oferecemos a melhor tecnologia GPS disponível no mercado hoje. GLONASS é uma opção a mais para nossos receptores. Mesmo se todos os satélites GLONASS falharem, então, com nossos receptores, o usuário ainda ficará com o melhor receptor GPS do mundo. Nós nunca confiamos no GLONASS sozinho. Nós precisamos de, no mínimo, 36 satélites para ter soluções RTK (Real Time Kinematic – Cinemática em Tempo Real) confiáveis o tempo todo. A combinação do GPS e dez satélites GLONASS atingem este objetivo. E, para o futuro do GLONASS, nós ouvimos que vários satélites estão prontos e esperando para serem lançados.

infoGEONa sua opinião, quais podem ser os possíveis impactos no mercado da anunciada modernização do GPS, com novos receptores, novas aplicações?
Javad Ashjaee – Se o Anti Spoof (proteção do Departamento de Defesa Americano conhecido no Brasil como Anti-Fraude) estiver concluído, os produtos serão mais simples e mais baratos. Claro que isso resultará em muito mais competição.

infoGEOComo você vê o sistema GALILEO (Conjunto de satélites para posicionamento proposto pela comunidade econômica Européia)? Qual será sua estratégia para trabalhar com ele?
Javad Ashjaee – Nós trataremos o GALILEO de maneira similar ao GLONASS. Como eu disse antes, nós precisamos de no mínimo 36 satélites para ter RTK confiável com no mínimo nove satélites a qualquer momento. Nossa tecnologia já está equipada para trabalhar com 20 satélites a qualquer dado momento. Nosso próximo chip poderá rastrear até 50 satélites ao mesmo tempo.

infoGEOA Javad pretende fazer equipamentos específicos para áreas como agricultura de precisão ou monitoramento de veículos? Ou irá focalizar principalmente em geodésia e GIS?
Javad Ashjaee – Nós iremos prover tecnologia GPS como OEM (produtos sem marca para serem "embarcados" em outros produtos) para quem está envolvido em agricultura e monitoramento. Nós não pretendemos atingir estes mercados diretamente.

infoGEOVocê acredita que o GPS se tornará mais e mais popular e barato nos próximos anos? Como você acha que isso será possível?
Javad Ashjaee – Não há dúvida de que se tornará mais barato. A razão é que a tecnologia GPS está baseada na mesma tecnologia que alimenta indústrias como a de computadores e telefones celulares. A razão para que os preços do GPS ainda estejam altos é o tamanho do mercado. Se o tamanho do mercado crescer, o mais avançado receptor topográfico pode custar menos de mil dólares.

infoGEOQual a diferença principal entre a Javad e as companhias em que o senhor trabalhou anteriormente?
Javad Ashjaee – Do ponto de vista da tecnologia nós estamos, no mínimo, três anos a frente deles. Alguns perderam o momentum técnico que uma vez tiveram. Do ponto de vista da organização, nós somos mais focados em prover a melhor tecnologia e serviços com uma visão de longo prazo. As antigas companhias em que trabalhei estão sofrendo com a necessidade de servir aos investidores de Wall Street e prover retorno de curto prazo a seus investimentos. Esta é a primeira vez em que eu posso focar livremente em desenvolver tecnologia com uma visão de longo prazo e não precisar me preocupar com a opinião dos investidores externos que podem se importar apenas com o retorno de seus investimentos.

infoGEOVocê costuma dizer que a diferença básica entre você e seus concorrentes é que você tem uma grande experiência no campo. O que você aprendeu durante este tempo em que foi um usuário do sistema?
Javad Ashjaee – Eu não afirmo ter mais conhecimento de campo do que meus concorrentes. A diferença é focar em como aplicar a experiência de campo para usar os avanços da tecnologia e desenvolver um sistema que trabalhe melhor para o que o usuário precisa.

infoGEOA Javad é ainda uma companhia jovem, com menos de dois anos no mercado. Qual sua avaliação até agora?
Javad Ashjaee – Nossa equipe projetou 8 gerações de receptores GPS, escreveu 6 livros texto com nível de graduação, graduou milhares de estudantes de graduação, desenvolveu 4 gerações de softwares de pós-processamento. Tecnicamente nós não somos jovens. Nós temos sido bem sucedidos tanto do ponto de vista técnico como do financeiro. No primeiro ano de operação nos tornamos lucrativos. Estamos crescendo mais rápido do que eu cresci em companhias anteriores.

infoGEOQuais são os novos projetos, incluindo produtos e estratégias?
Javad Ashjaee – Como uma companhia nova, nós acreditamos que o único modo para podermos entrar no mercado é ter melhores produtos e serviços com custos mais baixos. Conseguimos atingir isto até aqui. Vamos continuar a introduzir novos produtos e ampliar o diferencial técnico com relação aos concorrentes. Nós vamos anunciar os seguintes produtos muito brevemente: dois GPS/GLONASS com placa OEM com 20 canais, um para navegação e outro para topografia, ambas de precisão; um produto "direcionador", para mostrar posição e direção; e um produto "guia", para mostrar posição e três ângulos de orientação.

infoGEOQual é o fundamento mais importante que você aprendeu trabalhando simultaneamente com tecnologia russa e americana?
Javad Ashjaee – Nós começamos a trabalhar com institutos da União Soviética para combinar GPS e GLONASS, para aplicações de precisão usando modo diferencial com a fase da portadora, desde outubro de 1989. Tem sido uma verdadeira alegria combinar os mais avançados talentos teóricos com a mais avançada tecnologia e fabricar novos talentos. Houve muitos momentos frustrantes também, mas eu aproveitei gradiosamente todos os desafios.

infoGEOQual a porcentagem do mercado GPS que a Javad possui hoje? Quanto você ainda espera crescer?
Javad Ashjaee – Nós acabamos de terminar nosso primeiro ano completo em operação. Se eu considerar que nós temos quatro concorrentes neste mercado, nós já ultrapassamos um deles no total de vendas e ultrapassamos três deles em lucratividade. Nosso objetivo é ter 25 milhões de dólares em vendas em 2000 e 50 milhões em 2001.

infoGEOQual foi o faturamento total da Javad no ano passado? O mercado brasileiro foi responsável por qual parte disto?
Javad Ashjaee – Nossa taxa de retorno ao fim de 1.999 foi de 15 milhões de dólares. As vendas brasileiras foram por volta de 500 mil dólares.

Site: www.javad.com
E-mail: javad@javad.com

Colaboraram:
Marcelo Carvalho dos Santos (Universidade Federal do Paraná), Régis Bueno (EPUSP), Orlando Demétrio Zalotti Júnior (Santiago & Cintra)