O mapa do voto brasileiro está sendo traçado pelo Novo Atlas Eleitoral do Brasil – um exemplo do potencial da Geoinformação em estudos políticos e sócio-econômicos. O Atlas é composto por novecentos mapas coloridos acompanhados por gráficos, que permitem traçar o perfil eleitoral de cada região do Brasil. O estudo está permitindo aos especialistas análises que relacionam o voto ao índice de analfabetismo e à renda da população através da localização e da distribuição física dos eleitores.

Além disso, fornece aos candidatos e partidos uma orientação geográfica para sua atuação, demonstrando que empecilhos geográficos podem ser mais perigosos que adversários políticos. Através do Atlas é possível, por exemplo observar onde se encontra a maior concentração de eleitores de determinado candidato, assim como as áreas que sua popularidade não alcança.

O Novo Atlas está sendo elaborado por Cesar Romero, da PUC do Rio de Janeiro, e pela geógrafa Dora Hees, consultora do IBGE, em parceria com pesquisadores franceses.

O trabalho será disponibilizado ao público em forma de CD-ROM a partir de 9 de outubro.