Em Goiás, a Agência de Desenvolvimento Rural e Fundiário do Estado está utilizando Geotecnologias para cumprir uma meta ambiciosa: cadastrar e georreferenciar todas as 110 mil propriedades rurais da região. O esforço está sendo feito com apenas 25 aparelhos de GPS, mas isso não diminui a determinação da Agência. Uma das metas do projeto será, além de melhorar a forma como se dá o planejamento agropecuário de Goiás, combater pragas vegetais ou doenças como a febre aftosa.

O trabalho dos técnicos do Departamento de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (implantado em setembro de 1998 na Agência Rural goiana) consiste no levantamento e manipulação dos dados geoambientais, além do cadastro e mapeamento das propriedades rurais.

Posteriormente, será implantado um Banco de Dados Geográfico na região, que será anexado à base cartográfica já existente, agilizando a tomada de decisões relativas à prevenção, controle e combate aos problemas de vigilância sanitária animal e vegetal do Estado de Goiás.

O software que está sendo utilizado pelos técnicos do Departamento é o SPRING (desenvolvido pelo Inpe).