O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou na tarde de ontem uma nova etapa do Programa de Combate aos Incêndios nas Florestas do Governo Federal. A nova operação consiste no monitoramento, através de helicópteros e imagens de satélite, de desmatamentos e incêndios clandestinos na região amazônica.

O programa nacional, porém, não se restringe à Floresta Amazônica, mas também abrange estados como Rondônia, Mato Grosso, Acre, Roraima, Maranhão, Tocantins, Amazonas, Amapá e Paraná.

A prioridade para a região da Amazônia legal deu-se inicialmente em virtude da grande extensão de área verde de difícil acesso na vasta Amazônia legal, que ocupa quase metade do território brasileiro. Além disso, especialmente nesta época do ano a incidência de incêndios florestais é grande, motivando o monitoramento contínuo da floresta.

O trabalho além de utilizar Geoinformação na forma de imagens de satélite e georreferenciamento de ponto críticos de queimadas também conta com a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que utiliza seus satélites para apontar as regiões de maior probabilidade de incêndios.