O processo de montagem do segundo satélite sino-brasileiro CBERS-2 já está em fase adiantada. Até o final deste mês, equipamentos vindos da China deverão aportar em solo brasileiro para que a estrutura básica do novo satélite seja construída.

De acordo com o cronograma estabelecido no início do projeto, o CBERS-2 deverá ser lançado em outubro de 2001 – quando estará expirada a vida útil do satélite CBERS-1. No início do próximo ano, com a conclusão da etapa d montagem estrutural do novo satélite, começarão a ser executados os testes de rotina para assegurar o perfeito funcionamento do aparelho.

O investimento de US$ 20 milhões justifica o cuidado na construção do equipamento, que terá como principal objetivo a captura de imagens da Terra para o gerenciamento de recursos terrestres, planejamento urbano e monitoramento de florestas. Grande parte do dinheiro para a construção do CBERS-2 está sendo captada junto à iniciativa privada, ilustrando uma maior preocupação das autoridades governamentais responsáveis em aproximar o satélite do mercado, comercializando imagens e produtos de valor agregado para recuperar parte dos altos investimentos no programa espacial brasileiro.