O satélite NOAA-12 registrou, entre os dias 8 e 14 de setembro, 4.806 focos de incêndio em todo o Brasil. Esse número foi menor do que o registrado na primeira semana deste mês, quando foram detectados 4.853 focos.

A despeito da pequena queda indicada, algumas regiões do país apresentaram aumento no número de queimadas, caso da Amazônia, no chamado "Arco do Desflorestamento", que inclui todo o Leste do Pará, Tocantins, Norte do Mato Grosso e Rondônia.

A diminuição do número de incêndios está concentrada especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Especialistas, no entanto, contestam os dados colhidos pelo satélite com base no argumento de que as regiões Sul e Sudeste, estavam cobertas com uma espessa camada de nuvens que "enganaria" os sensores do satélite, impossibilitando o registro real do número de queimadas no país. Entretanto, não é descartada a idéia de efetiva redução de incêndios nestas regiões devido ao alto índice de chuvas no período analisado.

O acompanhamento realizado pelo satélite faz parte do Programa de Combate aos Incêndios nas Florestas do Governo Federal, resultado da parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).