A c – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A, irá promover no próximo dia 5 de dezembro o I Encontro de Usuários de Geoprocessamento da empresa.

O evento irá reunir profissionais e usuários das várias regionais da companhia de saneamento baiana para discutir metodologias e avaliar o trabalho de GEO que tem sido feito no Estado, onde a empresa atua em cerca de 344 municípios. Segundo a Supervisora de Geoprocessamento da Embasa, Denise Araújo Britto, a empresa começou seu projeto piloto em GEO ainda em 1995.

"A Supervisão de Geoprocessamento, no entanto, veio em 1997", complementa. Hoje a companhia de saneamento tem praticamente 100% dos seus consumidores na região de Salvador (cerca de 500 mil domicílios) georreferenciados. As bases cartográficas utilizadas pela Embasa são fruto de um convênio com a CONDER, que cede seus dados geográficos à empresa de saneamento.

Denise Britto ressalta que o GEO no saneamento encontra uma infinidade de aplicações distintas, entre as quais destaca a localização de regiões que não podem ser ocupadas em virtude de obras de saneamento ou a identificação de domicílios que não estão ligados à rede de esgoto.