Um evento na Costa Rica que contou com a presença de empresas de tecnologias geográficas de toda a América Latina marcou o início de uma nova etapa no investimento de uma cultura geográfica continental.

O evento em questão foi a VII Conferência Latino Americana de Usuários ESRI-ERDAS, encerrada em 22 de setembro último, que atraiu empresas brasileiras como Gempi e Imagem Sensoriamento Remoto e internacionais, a exemplo da Space Imaging, Lizardtech, Informix e outras. Na ocasião o próprio presidente da ESRI, Jack Dangermond, manifestou seu desejo de criar uma "nova geração de geógrafos", proporcionando aos estudantes de graduação da Costa Rica diversas ferramentas geotecnológicas para demonstrar a força das análises geográficas.

A abertura do evento contou com a presença dos Ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia da Costa Rica e abordou especialmente métodos de integração entre as empresas e o ensino superior da Costa Rica. Para auxiliar no desenvolvimento dessa nova geração de geógrafos, confirmaram-se investimentos da ordem de 10 milhões de dólares na geração de um fundo especial para alimentar as 256 escolas do país.