No início desta semana o diretor do INPE, Marcio Nogueira Barbosa, foi nomeado presidente da Federação Internacional de Astronáutica (IAF, na sigla em inglês).

O mandato de Barbosa será de 2 anos à frente da maior organização não-governamental do mundo dedicada ao desenvolvimento e aplicação de recursos espaciais para o benefício da humanidade. O diretor do INPE assume o novo cargo no lugar de Tomifumi Godai, vice-presidente da Nasda (Agência Espacial Japonesa) e último presidente da IAF. Atualmente a Federação conta com 161 entidades filiadas (somando instituições governamentais, iniciativa privada e sociedades educacionais) provenientes de 45 países.

A Federação Internacional de Astronáutica é também responsável pela promoção – em parceria com a Academia Internacional de Astronáutica e com o Instituto Internacional de Direito Espacial – do maior evento da área no mundo, o Congresso Internacional de Astronáutica, que é realizado a cada ano em um país diferente. A IAF também organiza outros simpósios, workshops e eventos em todo o mundo para disseminar e "humanizar" o uso de tecnologias espaciais.