O início da estação de chuvas em todo o centro-sul do país diminuiu o índice de queimadas detectadas pelo satélite NOAA-12 na primeira semana deste mês. No período de 1 a 7 de outubro, o sensor remoto contabilizou 5.007 focos de incêndio espalhados pelo país.

Análises de especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) dão conta de que a região Nordeste passou a ser o ponto crítico de queimadas no país, superando a campeã do mês passado, a região central. Índices mais preocupantes de fogos foram registrados principalmente no interior do Maranhão, Piauí e Bahia, aliados a parte do sertão do Ceará, Paraíba e Pernambuco e ao norte de Minas Gerais.

O oeste do paí aparece em segundo lugar no ranking estabelecido pelo NOAA-12, com destaque para Rondônia e norte do Pantanal Matogrossense. Inesperado foi o novo aumento do número de queimadas no interior de São Paulo e do Paraná, Estados castigados por fortes chuvas nos últimos dias, porém ainda não recuperados totalmente da estiagem prolongada.

As queimadas foram mais numerosas entre Araçatuba e São José do Rio Preto, em São Paulo, e em torno de Guarapuava, no Paraná.