A Ball Aerospace & Technologies Corp., empresa norte-americana da área espacial, anunciou ontem que deverá lançar até o final deste mês o primeiro satélite de alta resolução da EathWatch, o QuickBird1.

O novo satélite – a exemplo do IKONOS2, da Space Imaging – foi projetado para imagear a Terra em uma resolução de 1 metro pancromática e 4m multiespectral. Se o esperado lançamento obtiver sucesso, será o início da concorrência no setor de imageamento digital de alta resolução por meio de satélites, o que até então era domínio hegemônico do IKONOS.

O QuickBird estará em uma órbita de aproximadamente 600 Km acima da superfície da Terra, e seus sensores farão imagens sempre das área do globo expostas à luz solar. Estimando que o mercado de imageamento movimente aproximadamente 1 bilhão de dólares por ano, o vice-presidente da Ball Aerospace, David L. Taylor, afirma que "o QuickBird1 representa uma tremenda conquista tanto para a EarthWatch quanto para a nossa empresa".

O novo satélite está programado para atuar em diversos mercados, como monitoramento ambiental, uso e distribuição de terras, agricultura e florestas e até mesmo para a identificação de alvos militares.