A China, através do seu Instituto de Pesquisa de Tecnologia Espacial, lançou na última segunda-feira seu primeiro satélite capaz de enviar sinais GPS à Terra.

O lançamento foi feito com sucesso a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, leste do país. Batizado de Beidou, o satélite GPS chinês foi posto em órbita através do um foguete Grande Marcha 3-A, que tem se mostrado um veículo econômico e eficiente para o envio de satélites ao espaço. Contando com este último lançamento, a série de foguetes Grande Marcha já foi utilizada 63 vezes desde sua concepção em outubro de 1996, sendo 21 delas com o objetivo de lançar satélites ao espaço.

Este primeiro satélite GPS da China deve marcar o início de um forte impulso de crescimento na economia chinesa, cujo mercado interno de mais de 1 bilhão de habitantes favorece uma explosão comercial prevista para os próximos anos. O aparelho Beidou irá proporcionar especialmente informações para o transporte rodoviário, ferroviário, navegação fluvial e oceânica para o governo chinês.