Uma das maiores fabricantes de produtos de telecomunicações do mundo, a Motorola, está trazendo para o país uma divisão de telemática para fabricar equipamentos de comunicação embarcados em automóveis aqui no Brasil. A idéia é concluir o centro de telemática já nos próximos meses, para que no próximo ano ele esteja completamente operacional.

O aparelho é constituído por um receptor GPS, uma pequena tela e um teclado, e através do dispositivo será possível saber a localização precisa do carro, procurar informações sobre estabelecimentos comerciais próximos, receber e-mails de voz ou ouvir músicas pela Internet em formato mp3, por exemplo.

"Mediante o pagamento de uma mensalidade, o condutor poderá conectar-se a várias centrais de serviços e receber diferentes níveis de informação em seu carro", explica o vice-presidente e diretor de sistemas de eletrônica integrada da Motorola para a América Latina, Henry Pujol. Nos Estados Unidos, onde há uma outra divisão de telemática da Motorola, carros equipados com esse tipo de equipamento saem de fábrica a um preço aproximadamente 1,5 mil dólares maior, enquanto que a mensalidade paga pelos serviços é em média de 25 dólares.