A maior fabricante de softwares do mundo, a Microsoft, anunciou na última semana o desenvolvimento de uma nova versão para automóveis do sistema operacional mais popular do mundo, o Windows. Com o nome de "Windows CE for Automotive" a nova plataforma é bastante similar ao Windows CE utilizado em micros de mão, porém com a diferença fundamental de poder ser operado por comandos de voz do motorista.

Segundo a Microsoft, a opção por um sistema operacional só para automóveis segue a tendência trazer cada vez mais conforto e operacionalidade para dentro dos carros. Mas a principal meta da empresa agora é integrar serviços de Internet celular e navegação via GPS para carros, consolidando também neste meio a hegemonia do Windows. O fenômeno da integração de receptores GPS com automóveis já está chamando a atenção de empresas de grande porte do mundo inteiro.

A Audi, também na semana passada, apresentou modelos que já saem de fábrica equipados com receptores GPS que interagem com mapas digitais disponibilizados em um computador de bordo. E este parece ser apenas o começo de uma nova fase de integração entre informática, geografia e os hábitos e necessidades cotidianas da população.