Com 3 meses de trabalho completados agora em novembro, o Censo 2000 está próximo do seu fim. Pouco mais de 95% do levantamento previsto já está concluído, indicando uma população parcial, até o momento, de 158.649.736 habitantes. Até o final deste mês o Censo deverá estar concluído, e até 31 de dezembro será divulgado o número preliminar da população brasileira por município, sexo e situação urbana ou rural. O trabalho este ano foi realizado nos 5.507 municípios do país, e envolveu muitos mapas digitais e GPS para assegurar a maior confiabilidade possível no resultado obtido.

O percentual do Censo 2000 ainda não concluído corresponde aos chamados "domicílios fechados", ou seja, áreas de difícil acesso na Região Norte e Nordeste do país, onde as chuvas de agosto e setembro provocaram grandes enchentes que dificultaram o trabalho dos recenseadores.

Segundo o cronograma do IBGE, no segundo semestre de 2001 serão divulgados os resultados definitivos do Censo relativos ao questionário básico, e ao longo de 2002 serão divulgados os resultados do questionário detalhado da amostra. A estimativa este ano é que o Brasil conte com 167 milhões de habitantes.