As áreas de cerrado do Oeste e Centro-Oeste do país estão contando com o diferencial das mais modernas Geotecnologias para registrar sucessivos aumentos recordes nas safras colhidas na região. Há mais de 30 anos existem investimentos da União e produtores independentes no aprimoramento da agricultura no cerrado brasileiro, mas foi na última safra de soja no Estado do Mato Grosso que se comprovou a eficácia dos investimentos em agricultura de precisão. Pela primeira vez o MT ultrapassou o Paraná – Estado tradicionalmente agrícola- em uma safra de soja.

Enquanto o primeiro produziu 8,75 milhões de toneladas, o PR alcançou a marca de 7,15 milhões de toneladas de soja. No quesito produtividade, os dois Estados igualavam-se até a safra de 1999, onde registraram média em torno de 2,8 quilos por hectare. Já na safra deste ano o MT conseguiu elevar sua média para 3 quilos/hectare. Para o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessoa, esse novo tipo de agricultura que vem sendo incentivada no cerrado caracteriza-se pelo "controle de custos feito no detalhe".

E a tecnologia tornou-se uma aliada importante no negócio, levando muitos produtores a adotar o GPS para produzir mapas detalhados de cada fatia da fazenda no computador, elevando a produtividade das fazendas.