O Observatório Nacional, Instituto de Pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, está preparando novamente o mapeamento do campo magnético brasileiro.

O campo geomagnético da Terra varia de acordo com o tempo e determina a diferença entre o norte geográfico, que é fixo, e o norte magnético, o ponto indicado pela bússola de acordo com o comportamento magnético da Terra. Por causa dessa instabilidade, as Cartas Magnéticas do Brasil são produzidas periodicamente através de medições realizadas nas 126 estações Geomagnéticas distribuídas pelo território brasileiro.

Os dados sobre o campo geomagnético são aplicados nas pesquisas em telecomunicações, prospecção mineral (incluindo a petrolífera e energética) e em diversas outras ciências.

O estudo constante do campo geomagnético no Brasil é especialmente importante em virtude da localização do país, que tem grande extensão territorial atravessada pelo Equador magnético da Terra. Este ano a novidade é que o trabalho de medição se estenderá também para o Uruguai e Paraguai, além da instalação de observatórios magnéticos novos no Rio Grande do Sul (em parceria com o INPE), Brasília e Manaus.