O Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), órgão encarregado pelo controle de nomes de domínios e números IP da Internet mundial, reprovou ontem o pedido de um domínio .geo para caracterizar sites de empresas e instituições vinculadas à geografia e Geoinformação. Em contrapartida, o órgão norte-americano autorizou a criação de sete novos sufixos virtuais, .biz, .info, .name, .pro, .museum, .aero e .coop.

A medida tem como objetivo desafogar a procura pelos domínios.com e .net, que são muito disputados no mundo inteiro. Entre as solicitações que o Icann não aprovou, além do domínio .geo figuram .web, .iii (que seria exclusivo a pessoas físicas, apenas para tornar o encaminhamento de emails mais fácil na Rede) e o .kids, que foi reprovado porque o conselho temia que essa terminação seria usada por sites com conteúdo nocivo em vez de benéfico para as crianças.

Novas companhias também ganharam do Icann o direito de operar as enormes bases de dados por trás dos endereços da Internet que não terminam com sufixos de países, como a IBM, e a Register.com.