A Intersat, empresa que comercializa imagens de diversos satélites de sensoriamento remoto, anunciou nesta semana seu interesse em trabalhar também com as futuras imagens Quickbird.

O Quickbird é um satélite norte-americano de alta resolução (1m pan, 4m multiespectral) fabricado pela Ball Aerospace e administrado pela EarthWatch, cujo lançamento está previsto para hoje. Para competir com a concorrência, o Quickbird contará com algumas inovações, como uma varredura maior de imageamento (22x22km) e a divulgação aberta das efemérides do sensor, ou seja, os dados técnicos do satélite – que são necessários para que se façam ajustes ou retificações nas imagens – estarão disponíveis ao público. Além disso, o Quickbird será o primeiro satélite de sensoriamento remoto da Terra a operar em órbita de média inclinação (66 graus), não sincronizada com o sol.

Nessa órbita os sensores do aparelho serão mais eficientes ao monitorar padrões climáticos previsíveis (que se repetem no mesmo horário). Para 2001 já está previsto o lançamento de um segundo satélite Quickbird. Maiores informações sobre a representação Quickbird pela Intersat na empresa através do telefone 12-346-8966.