A Prefeitura de São José dos Pinhais (Paraná) começou a implantar um sistema de Geoprocessamento na administração da cidade.

Até o momento foram gastos R$ 1,4 milhão apenas em fotos aéreas e imagens de satélite que alimentarão as bases cartográficas do município. O investimento beneficiará as áreas de saúde, educação, segurança pública e finanças. Inicialmente os setores de saúde e a segurança pública (consideradas áreas críticas em São José dos Pinhais) serão as que primeiro utilizarão inteligência geográfica no município.

Em janeiro o sistema será implantado no combate ao crime, utilizando fotos aéreas do município e o banco de dados da Prefeitura e da própria Polícia Militar. Na primeira fase do projeto de segurança pública, o sistema será usado apenas na área central do município, com viaturas equipadas com receptores GPS. O projeto é resultado de um convênio entre a Prefeitura, Polícia Militar, Graduados da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), Haten do Brasil e Geofoto Aerolevantamento.