A EarthWatch anunciou ontem que perdeu contato com o recém lançado satélite comercial de alta resolução Quickbird1. O satélite foi lançado no último dia 20 a partir de um foguete Kosmos-3M na base espacial de Plassezk, ao norte da Rússia.

O lançamento teve sucesso e o sensor chegou efetivamente a despreender-se do foguete de transporte para entrar em sua órbita a aproximadamente 600 quilômetros da Terra, porém a partir de então devido a um erro ainda não identificado o satélite parou de enviar sinais de status e posicionamento às centrais de comando russa e norte-americana.

No momento os cientistas da EarthWatch (administradora do Quickbird) e da empresa Ball Aerospace (fabricante do satélite) estão tentando recobrar a comunicação com o satélite perdido, depositando suas esperanças na possibilidade da falha que causou a perda de contato com o Quickbird ter sido apenas momentânea.

Uma hipótese provável, aventada por cientistas da base espacial russa de Plassezk, é de que o satélite Quickbird1 teria seguido sua trajetória balística e caído em território brasileiro. Essa informação, no entanto, ainda não foi confirmada.