A Argentina deu mais um passo em seu programa espacial ao lançar, na terça-feira 21, de uma plataforma da Nasa na base aérea de Vandenberg, na Califórnia, seu primeiro satélite de observação da Terra, o SAC-C.

Fabricado inteiramente no país, o satélite pesa 475 kg e permitirá o estudo de plantações, ecossistemas marinhos e terrestres, controle do avanço de desertificação, avaliação de desastres naturais, medição do campo magnético terrestre, da radiação espacial e do comprimento de onda do campo da gravidade. Ele também será utilizado para determinar a variabilidade na estrutura atmosférica e para monitorar a rota migratória das baleias que cruzam o Oceano Atlântico. Vários países contribuíram para o projeto da Comissão Nacional de Atividades Espaciais Argentinas.

O Brasil cedeu as instalações para testar o satélite, submetendo o aparelho a condições semelhantes às encontradas no espaço, e a França e a Itália contribuíram com instrumentos. As informações enviadas pelo SAC-C serão partilhadas por diversos países.