Na semana passada cientistas e engenheiros do Inpe viajaram à China para acertar detalhes referentes à ampliação do programa Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, que deu origem ao satélite CBERS-1.

As negociações entre os dois países já estão adiantadas no sentido de definir as configurações técnicas do terceiro e quarto satélite da série CBERS, que juntos têm custo estimado em 140 milhões de dólares.

O segundo satélite CBERS já está sendo fabricado na sede do Inpe em São José dos Campos e tem lançamento programado para outubro de 2001.

Tanto empenho na ampliação do programa Sino-Brasileiro de sensoriamento remoto justifica-se pelo sucesso do primeiro satélite da série, o CBERS-1, que foi lançado em outubro de 1999 e gera imagens comercialmente desde março deste ano. As imagens estão sendo comercializadas também pela Internet através do site www.dgi.inpe.br.

Vale lembrar que o Instituto fornece imagens CBERS gratuitamente para Universidades brasileiras como forma de introduzir o produto no mercado e fomentar a pesquisa em sensoriamento remoto no Brasil.