O novo software Nasareh (Navegação por Satélite com Recursos de Hipermídia) está trazendo mais precisão para a navegação em mares e rios, permitindo através da ligação com um receptor GPS, visualizar a posição da embarcação sobre um réplica digital de uma carta náutica e realizar funções de cálculo e controles de auxílio à navegação. O software, desenvolvido pela Cash Computadores, dispõe de um controle de navegação que informa o rumo (magnético ou verdadeiro), a distância entre o barco e o waypoint, e o tempo mínimo para atingi-lo. Estas informações são atualizadas sempre que um nova posição é obtida. Se a embarcação sai do rumo, um alarme é disparado.

Além disso o rastro do caminho navegado é gravado, sendo possível especificar um intervalo de gravação automática de pontos, através da seleção de variáveis de tempo, distância e variação de rumo. O rastro pode ser posteriormente carregado e algumas informações – como data de início, data final e distância acumulada – recuperadas. Os pontos gravados podem também ser individualmente analisados. O Nasareh é capaz de servir de interface para qualquer GPS compatível com o padrão internacional NMEA0183 (sentença GPRMC) através da porta serial do micro, fazendo ainda a navegação estimada e servindo como piloto automático complementando o GPS. Os waypoints do sistema são transferidos para o GPS, e o software atualiza automaticamente as informações de navegação, à medida que os waypoints de uma rota vão sendo atingidos. A rota originada pode ser editada, invertida, e seus waypoints podem ser movimentados e configurados graficamente com o uso do mouse.

O sistema utiliza cartas náuticas digitalizadas pela Cash, mas aceita também cartas nos formatos NOAA (EUA) e Maptech. Há milhares de cartas náuticas de diversos lugares do mundo disponíveis nestes formatos, inclusive do litoral do Brasil. Estas cartas são comercializadas e disponibilizadas no Brasil, em acordo com a DHN (Diretoria de Hidrografia e Navegação Marinha do Brasil). As cartas náuticas brasileiras estão em formato digital NOAA/BSB e são vendidas em CDs por região. A partir de todas as cartas disponíveis, o Nasareh cria um atlas que faz a "busca automática de cartas" e oferece recursos como "emendas cartas", "auto rolagem", "rumo para cima" e "mudança automática". O programa é indicado para o uso em computadores compatíveis com IBM-PC, em ambiente Windows e oferece ainda facilidades para a plotagem de rotas, waypoints, ícones, rastros, zonas na carta, que podem ser salvos em arquivos em disco, sem limites de quantidade.
O software e as cartas náuticas podem ser enviados para todo o Brasil e para o exterior. Mais informações através do telefone 55-21-537-7667/ Cash Computadores e Sistemas.