A Rússia perdeu seis satélites de comunicação, quando o foguete que os transportava ao espaço caiu logo após o lançamento, informaram funcionários da agência espacial russa. Os satélites – três civis e três militares – estavam no topo de um foguete ucraniano Cyclone-3, lançado do cosmódromo de Plesetsk, na região ártica russa. Foi o segundo lançamento de satélites malsucedido realizado a partir desse cosmódromo nos últimos meses.

O satélite de comunicações americano Quickbird 1 não fez contato com os controladores em terra e logo se perdeu, após decolar de Plesetsk em 21 de novembro no topo de um foguete russo Cosmos-3. Uma investigação preliminar sobre os motivos que levaram o satélite a não atingir sua órbita concluiu que os controladores em Plesetsk não eram culpados, informaram oficiais russos.

Neste último incidente, o primeiro e o segundo estágios do foguete funcionaram normalmente, mas o terceiro falhou, fazendo com que os satélites se perdessem, informou Ilshat Bakchurin, porta-voz das Forcas de Mísseis Estratégicos.