O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou no Rio de Janeiro o Atlas Nacional do Brasil, que contém informações atualizadas sobre 222 espécies de animais ameaçadas de extinção, das quais quase metade (109) são aves. O mico-leão dourado, cuja campanha de preservação acabou virando um dos símbolos da luta pela biodiversidade brasileira, não está sozinho.

Junto dele, também correm o risco de desaparecer vários outros macacos e muitas espécies de borboletas, ratos, cachorros-do-mato, além dos já conhecidos ararinha azul e baleia jubarte. Os animais na mira do extermínio são, em grande parte, oriundos da mata atlântica, afirma a bióloga Lícia Leone Couto, do IBGE, responsável pelos mapas da extinção. Ela chama a atenção também para o fato de a concentração de animais sob ameaça estar nas áreas onde a presença do homem é muito mais acentuada.

O IBGE não tem os dados para relacionar o Brasil com o resto do mundo no quesito "ameaças de extinção", mas um outro mapa explica o apelo que esse assunto tem no cenário internacional. O Brasil é um destaque mundial em biodiversidade de fauna e flora.